A Prefeitura de Passo Fundo dá continuidade ao Programa Olhar de Criança. O prefeito Luciano Azevedo fez a entrega de mais um lote de óculos aos alunos da EMEI Santa Teresinha, na Vila Dona Júlia, na manhã dessa terça-feira (02).
“Criamos este programa pensando no cuidado das nossas crianças. É uma oportunidade de realizar um diagnóstico técnico e o tratamento, melhorando a qualidade de aprendizado na escola e o cuidado no início da vida de cada aluno”, disse Luciano Azevedo.
O programa está atendendo alunos das escolas municipais de Educação Infantil, com idade de 3 a 6 anos, que apresentam a necessidade de utilizar os óculos para melhorar a qualidade de vida e aprendizado. Além do teste prévio nas escolas, a Prefeitura coloca à disposição o transporte para as crianças, que são acompanhadas pelos pais para a realização dos exames no Hospital de Olhos Dyógenes Martins Pinto.
Logo após a constatação da necessidade de usar óculos, a ótica autorizada oferece 14 modelos para serem escolhidos pelas próprias crianças. As peças são adquiridas sem nenhum custo aos pais, com todo o valor assegurado pelo município.
Conforme a gerente do programa, Melissa Bilibio, até o momento, foram atendidos 2.017 alunos. Desse número, 285 foram encaminhados para exames mais detalhados no Hospital de Olhos Dyógenes Martins Pinto e 70 já foram atendidos por um oftalmologista e tiveram seus óculos encaminhados para confecção e entregues.
A diretora da EMEI Santa Teresinha, Ilzira Windberg, observa que é muito importante ter este diagnóstico cedo. “A iniciativa é muito boa e proporcionará a melhoria no aprendizado das crianças”, finalizou.
Para as irmãs, Andrea e Julia Boeira, mães de Bianca, de 3 anos, e Jaqueline, também de 03 anos de idade, o programa da administração municipal é maravilhoso. “Antes do exame, não percebi a necessidade da Jaque utilizar óculos. Muitas vezes notava que ela se posicionava muito perto da televisão e piscava muito. Esta iniciativa da Prefeitura me ajudou economicamente, pois não precisei pagar nada pelo óculos e minha filha terá um rendimento melhor na escola”, disse Julia.
O secretário da Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, afirma que o Programa Olhar de Criança terá continuidade em 2015. “As crianças que receberam óculos neste ano, terão a revisão para verificar alguma mudança de grau e tamanho do óculos, e até mesmo, se ainda há necessidade da utilização”, frisou o secretário.