A iniciativa da Universidade de Passo Fundo (UPF), de realizar o 1º Congresso de Infraestrutura, Logística e Transporte do Norte do Rio Grande do Sul (Logistech), no dia 20 de novembro de 2014, foi louvável sob o ponto de vista de nivelar as informações e propiciar que a sociedade civil organizada e os deputados estaduais eleitos e reeleitos de nossa cidade e região, prefeitos de cidades vizinhas e o prefeito Luciano e região pudessem falar e principalmente ouvir o clamor de todos e da real necessidade de se reformar e ampliar o aeroporto Lauro Kortz, sei que a obra não depende dos nossos deputados e nem dos prefeitos, mas a força política de ambos será capaz de sensibilizar o futuro governo estadual e principalmente o governo federal para agilizar na liberação dos recursos destinados ao aeroporto.
Durante o evento, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza apresentou a proposta de desenvolver um aeroporto concentrador de voos e debatida por lideranças empresariais, representantes de entidades de classe, de ensino e do poder público. A mediação do debate foi feita pela jornalista Rosane de Oliveira.
As dados apresentados pelo Reitor da UPF, revelam dados que até mesmo os usuários do aeroporto desconhecem: o aeroporto possui o terceiro maior movimento de número de embarque e desembarque de passageiros no Estado. Em 2013 embarcaram e desembarcaram mais de 80 mil passageiros no aeroporto. Estima-se que somente no ano de 2014, esse número, conforme dados da Frente Parlamentar Gaúcha da Aviação Civil Regional, já ultrapassou os 140 mil, e a estimativa é que chegue a 170 mil. O movimento cresceu 100%. Em resumo a demanda é crescente e para explorar todo o seu potencial é necessário ampliar o aeroporto e melhorar a prestação de serviços.
De acordo com o reitor da UPF, o aeroporto tem condições para tornar-se um Hub de aviação no Norte do RS. No entanto, devem ser promovidas ações demonstrando a formulação de projetos consistentes de médio e longo prazo, com estudos quanto à viabilidade técnica e à localização do aeroporto. “Temos potencial para intensificar essas tratativas, mas precisamos de infraestrutura para isso. Temos espaço adequado, condições de ampliar, demanda crescente e dependerá das articulações feitas em conjunto com a comunidade”, destacou o reitor da UPF.
Os benefícios do Hub se constituído seriam: Desafogar as operações do aeroporto Salgado Filho; Diminuir a busca por slots nos grandes aeroportos; Qualificar o sistema de aviação regional; - Consolidar-se como instrumento indutor do desenvolvimento regional; Servir de opção para operar voos do Mercosul (internacionalização do aeroporto).
De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar Gaúcha da Aviação Civil Regional, deputado Diógenes Basegio, o programa do governo federal de investimentos em logística aeroportuária contempla o Estado com R$ 310 milhões beneficiando 15 aeroportos no RS. O aeroporto de Passo Fundo é considerado um dos três prioritários no Estado. “Para passo fundo o investimento chega próximo dos R$ 30 milhões. Já existe um anteprojeto. Os recursos deverão ser investidos basicamente no terminal, no estacionamento e no setor de incêndio para permitir vindas de novas aeronaves. O que precisamos é pressionar. Na próxima semana estarei reunido com o ministro chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, em Brasília para fazer essa pressão”, revelou o deputado.
Em sua manifestação o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, ressaltou a importância dos investimentos no aeroporto Lauro Kortz para o desenvolvimento da região. “Cobramos com determinação uma solução para o aeroporto que é responsabilidade do governo estadual. É preciso debater intensamente a questão da infraestrutura, dos acessos, a atração de novos investimentos, aumentar renda média da população, fortalecer a economia da cidade.
Enfim, ao relatar o evento, gostaria de sugerir aos líderes e ao Fórum Permanente da logística, que convide as empresas que operam no aeroporto, para que contribuam com suas experiências e que tratem os passageiros com mais respeito, pois é recorrente os voos mesmo com tempo bom não pousarem em Passo Fundo e os passageiros terem que retornar de ônibus de Porto Alegre. Outro sugestão seria a municipalização do aeroporto e o estabelecimento de uma parceria público privada (PPP), para que uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), pudesse acelerar os investimentos e a consolidação do hub aéreo.
(Fonte: UPF; O Nacional)