O apelo comercial é inevitável nessa época de final de ano para que as pessoas demonstrem todo seu sentimento por amigos e familiares em forma de presente. No entanto, se não houver um bom planejamento e uma compra cautelosa, os presentes de Natal podem se tornar uma dor de cabeça no ano novo e comprometer o orçamento. Mais do que planejar o orçamento a ser utilizado para essas compras, o consumidor deve estar atento a diversos detalhes que podem fazer a diferença.
A partir de informações fornecidas pelo coordenador do Procon de Passo Fundo Alejandro Luna e pelo professor orientador do Balcão do Consumidor da UPF Vanderlei Schneider foi elaborado este pequeno guia de cuidados que os consumidores devem ter nas compras de final de ano.
À vista ou a prazo
Na hora de decidir a forma do pagamento, o consumidor deve estar atento aos juros embutidos nos parcelamentos, mesmo quando as ofertas se dizem “sem juros”. A melhor opção, quando possível, é pagar a vista e pedir desconto no valor dos produtos. Uma coisa que não se pode esquecer é de se reservar dinheiro para eventualidades e pensar nos gastos do início do ano seguinte, como IPTU, matrículas escolares, gastos com férias e outros.
Juros
É obrigação das empresas informar os valores totais da mercadoria a vista e a prazo e os juros cobrados mensalmente em caso de parcelamento, além do valor das parcelas. As compras no cartão de crédito sem parcelamento são consideradas como compras a vista e, portanto, sem a incidência de juros.
Pela internet
As compras pela internet precisam de cuidados redobrados. Muitas vezes o usuário não sabe como preservar os direitos ou não conhece o fornecedor. É imprescindível observar os ícones de segurança nos navegadores para garantir a confidencialidade dos dados transmitidos. A maioria dos navegadores apresenta um ícone especial, como uma chave ou cadeado, o que indica que o site é seguro. Também é importante checar o valor das despesas com frete e taxas adicionais, pois a comodidade de comprar sem sair de casa pode tornar o produto mais caro se o valor final do produto entregue na casa do comprador não for rigorosamente especificado. Ao finalizar a compra, o consumidor deve se assegurar de que todas as condições acordadas durante a transação estejam corretas, como a data, informações sobre o produto e preço do produto e de envio. O consumidor deve ter cuidado em proteger as informações pessoais na hora de realizar compras online ou por telefone. É necessário perguntar como essas informações serão utilizadas e quem terá acesso às mesmas.