OPINIÃO

PROJETO VER??O E AS DIETAS DA MODA

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Todo ano é a mesma história. O verão se aproximando e que esta acima do peso, tenta fazer qualquer coisa para emagrecer.

O ficar mais magro, não é o problema e sim a forma que acabam escolhendo para alcançar o objetivo. Algumas propostas geralmente restritas que são um perigo para a saúde.

Ser magro ou ficar magro não quer dizer ser saudável.

As dietas preferidas são as que emagreçam rápido, e é lógico que não são as indicadas, pois elas acabam sendo aquelas que restringem, por exemplo, o carboidrato ou proteínas.

Este tipo de restrição pode causar perda de água, massa muscular e até um pouco de gordura.

Mas o que realmente ocorre é uma perda de peso, mas não adequada, sendo que esta massa magra volta a se transformar em gordura e o efeito rebote acontece.

Dieta dos Shakes: Alimentos substituídos das refeições na forma de shakes, nem sempre apresentam quantidades e qualidades necessárias para substituir refeições completas como: café da manhã ou almoço ou jantar. A sua utilização precisa de acompanhamento de um profissional nutricionista após avaliar sua composição e composição nutricional.

Dieta Dukan, segue a mesma linha da Dieta Atkins: Há uma drástica redução do consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras. Essas dietas podem causar vários prejuízos para o organismo, o excesso de proteína aumenta a excreção de cálcio, sobrecarrega os rins, além de acidificar o sangue.

Dieta Sem Glúten: Retirar o glúten da dieta como fórmula de emagrecimento não tem embasamento científico e não emagrece, até porque os substitutos dos alimentos com glúten fazem parte do grupo dos carboidratos que, com glúten ou sem glúten, consumidos em excesso, aumentaram a glicemia, em seguida a insulina; aumentando dessa forma o depósito de gordura abdominal.

Dieta Sem Lactose: Foi uma febre em 2014, como uma dieta de emagrecimento. Mas a lactose é bem digerida pelo nosso organismo por uma enzima chamada lactase, que é fabricada no intestino. Somente indivíduos que realmente possuam intolerância a lactose ou até a sensibilidade devem retirá-la do cardápio, pois retirada de alimentos lácteos da dieta pode levar à deficiência de alguns nutrientes importantíssimos como fósforo, potássio e, principalmente o cálcio.

Conclusão: O que adianta tantas pessoas fazerem a mesma dieta??

Os que estas dietas têm em consideração, se somos diferentes?

Será que respeita o nosso metabolismo? Gostos? Preferências? Acho que não...

Não existe magia para emagrecer, ou para ter uma alimentação perfeita. Existe sim, motivação, disciplina, vontade de mudança, atitude...Isso é o que temos que fazer.

Gostou? Compartilhe