Escola de Hackers em ação

Mais de 300 alunos participaram de projeto de inclusão digital em 2014

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A Escola de Hackers, que iniciou as atividades em maio de 2014 com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, tem a intenção de desenvolver competências na área de programação de computadores e o desenvolvimento de raciocínio lógico matemático em alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino.

Segundo o coordenador do projeto denominado Escola de Hackers, o professor Adriano Canabarro Teixeira, foram mais de 300 jovens que, durante este ano, participaram da escola. “Esses alunos receberão o certificado nas suas escolas”, destacou o coordenador.

 

De acordo com Adriano, 2014 foi um ano de experimentação e aprimoramento do projeto. “Em 2015, ele será reeditado com algumas modificações e com novidades, entre elas, atividades que envolvam desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e robótica”, esclareceu o professor.

 

Este ano, foram 20 as escolas contempladas com o projeto, que contribui de forma significativa para a área de Tecnologia da Informação, elemento importante no desenvolvimento de pessoas, empresas, municípios, estados e países. “As tecnologias contemporâneas transformam profundamente o mundo e abrem inúmeras perspectivas de ampliação da qualidade de vida das pessoas, de transparência para as instituições públicas e de transformação da sociedade como um todo, servindo de motor para o desenvolvimento econômico e vetor de agregação social”, relatou Adriano.

 

Pesquisas realizadas em todo o mundo tem mostrado que crianças que programam têm um rendimento 30% maior àquelas que não programam. Conforme especialistas, programar computadores auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da criação de estratégias diferenciadas para a resolução de problemas, no desenvolvimento do pensamento procedimental e no trabalho em grupo.

 

O Projeto da Escola de Hackers coloca Passo Fundo numa posição de vanguarda na área de informática educativa, sendo a primeira iniciativa de grande porte desenvolvida no Brasil envolvendo programação de computadores. O projeto é realizado pela prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria da Educação e conta com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), da IMED do IFSul.

 

 
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