O Parque Natural Municipal de Sertão, com seus 570 ha, é uma das maiores Unidades de Conservação do norte do Rio Grande do Sul e contribui para a preservação de um grande número de espécies animais e vegetais pertencentes ao bioma Mata Atlântica. O histórico, fauna, flora e aspectos do uso público desse local podem ser conhecidos por meio do livro homônimo ao Parque, lançado na tarde de quinta-feira, 11 de dezembro, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF). A obra, publicada pela UPF Editora, é composta por oito capítulos, escritos por 16 autores, organizados pelas professoras do ICB Dra. Noeli Zanella e Dra. Carla Tedesco. Direção, professores, acadêmicos e funcionários Unidade Acadêmica prestigiaram o lançamento, bem como autoridades e convidados do município de Sertão e autores da obra.
O objetivo da publicação foi lembrado pela professora Carla. “Promover a valorização do Parque é a nossa intenção, por isso incentivamos que este espaço seja cada vez mais conhecido”, explicou. A professora destacou que a iniciativa reforça o compromisso da UPF como universidade comunitária, pois compartilha as pesquisas que desenvolve em benefício da região. A professora Noeli destacou que a obra é fruto do esforço de muitas pessoas e de diferentes instituições. “Agradecemos à UPF pelo apoio em pesquisa e extensão, à prefeitura e comunidade de Sertão”. Subsidiar o plano de manejo do Parque e estimular a cadeia produtiva rural foram outros objetivos do livro ressaltados pela professora Noeli.
A diretora do ICB Jurema Schons parabenizou o município de Sertão pelas ações em prol da preservação da natureza. “Sou natural de Sertão e fico orgulhosa por um município pequeno ter essa atitude tão grandiosa, de priorizar a preservação de um local que, por sua importância e representatividade, constitui um espaço de estudo para nossos acadêmicos”, destacou.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sertão, Leonardo José Storti, participou do lançamento. Para o representante do executivo municipal, a obra será fundamental para embasar os diversos projetos promovidos pelo município que envolvem o Parque. “Temos a preocupação de trabalhar da forma mais apropriada possível com esse fragmento da Mata Atlântica”, afirmou. A impressão da obra foi integralmente custeada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Sertão.
O livro Parque Natural Municipal de Sertão será distribuído a órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa e escolas. Além disso, está disponível gratuitamente na forma de e-book, pelo site www.upf.br/editora. Em Sertão, o livro será lançado na Prefeitura Municipal, no dia 18/12, às 10h. A comunidade regional está convidada a participar.