Pioneiro do ciclismo passo-fundense será homenageado

Ciclovia levará o nome de Bernardo Mártio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo entregará à comunidade nos próximos dias a primeira ciclovia da cidade, localizada ao longo do canteiro central da Avenida Brasil. O espaço levará o nome de Bernardo Mártio.

O passo-fundense apaixonado por bicicletas, nasceu em 20 de agosto de 1940. O uso da bicicleta como meio de transporte o fez participar de competições ciclísticas na década de 60. As disputas eram organizadas na cidade, em ruas e estradas de chão batido.

O prefeito Luciano Azevedo justificou a homenagem pelo reconhecimento da figura de Bernardo Mártio, que incentivou o uso da bicicleta e a participação em competições regionais, área que se dedicou por mais de 40 anos, sendo campeão por anos consecutivos.

“Foi um grande esportista que merece esta homenagem, por ter representado e incentivado o esporte dentro de Passo Fundo e na região. Ele se destacou por ter participado na competição realizada de Passo Fundo a Porto Alegre, completada em pouco mais de dez horas. Foi sempre um entusiasta pelo uso da bicicleta, e incentivou jovens à prática do esporte”, frisou Luciano.

Bernardo, ao lado de seus quatro irmãos, Luis, Aldo, João e Vitorino, formaram a equipe dos Irmãos Martio. Seguindo orientação técnica do esportista Ruy Barbisan, que contribuiu para a difusão do ciclismo na cidade e região. Ao longo de sua carreira, Bernardo defendeu as cores do Clube CECON, Clube Comercial de Passo Fundo, Clube Recreativo Industrial, Clube Náutico Capingui, NPOR e Passotur. Bernardo Mártio faleceu em 09 de abril de 2005, e teve como atividade profissional a de motorista de táxi.

A Ciclovia Bernardo Mártio, construída para melhorar a fluidez do tráfego e ser um local seguro para andar de bicicleta, seja para uso de trabalho, lazer ou desporto, terá duas faixas com extensão de 1,5 quilômetro de cada lado. A primeira etapa abrange as ruas Livramento, no Bairro Boqueirão, e a Rua Teixeira Soares, no Centro. O traçado estruturado dentro dos canteiros já está sinalizado para travessia e orientação, sem tirar as características do local.

A Prefeitura deverá realizar eventos e campanhas educativas para utilização da ciclovia, que já está sendo usada, principalmente aos finais de semanas. Um segundo ponto da ciclovia será construído no canteiro central da Avenida Rui Barbosa, no Bairro Petrópolis, com 1,4 quilômetro. A obra deve começar no primeiro semestre de 2015.

Gostou? Compartilhe