Acadêmicos de Medicina da UPF realizam estágio na Itália

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alunos do VII e VIII níveis da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) realizam um estágio extracurricular entre os meses de dezembro de 2014 e fevereiro de 2015 na Itália. Os 13 acadêmicos selecionados atuarão no Ospedale Infermi di Rimini, na cidade de Rimini. O hospital atende uma grande região chamada Emília-Romagna e recebe um elevado fluxo de pacientes. O primeiro grupo de alunos já está na Itália.  De acordo com o coordenador do curso de Medicina, José Ivo Scherer, a atividade é um programa de férias, com supervisão dos médicos italianos Dr. Renzo Pini e Dr. Marcello Zavata. A seleção dos alunos foi feita através da análise de currículos e por entrevista conduzida pelos supervisores, quando visitaram a Universidade em setembro deste ano.

A experiência é de aproximadamente um mês por grupo. Os alunos escolheram as especialidades e os supervisores italianos realizaram o contato com os respectivos chefes de serviço para acompanhá-los durante o estágio. “O objetivo é proporcionar uma experiência internacional, com supervisão. O programa acontece anualmente”, disse Scherer. Expandir os conhecimentos na área da saúde é um dos objetivos da acadêmica Thieli Budker, 21 anos, que já está na Itália, estagiando na área de anestesiologia. “Conhecer a medicina italiana, suas práticas e o sistema de saúde do país são alguns dos motivos. Também pretendo aprender técnicas utilizadas na Itália e ver o que diverge do Brasil, comparando o que se tem de melhor e o que pode melhorar. E, também, ver o quanto a cultura influencia na qualidade do atendimento, relação médico-paciente e conduta”, revelou a aluna.

A aluna do VII nível, Ângela Bocchese, 26 anos, fará estágio na área de cirurgia pediátrica. Ela viaja no dia 30 de dezembro e retorna no final de fevereiro.  Adquirir experiência e conhecer uma nova cultura está entre as expectativas. “A intenção é ver como funciona a medicina fora do Brasil, aprender o idioma e buscar um novo desafio. Pretendo atuar na área de pediatria e acho que será uma forma de trocar experiências profissionais e culturais, além de contribuir para o currículo”, destacou a acadêmica. Conheça os acadêmicos que participam do estágio na Itália: Ana Paula Godoy Finger, André Durgante, Cristian Trevisan, Emanuele Piva, Felipe de Britto, Fernanda Kreling Mallmann, Letícia Pedrini, Ângela Bocchese, Thieli M. Budke, Francisco Catapan, Mariana Sgnaolin, Robson Kaczmarck e Vinicius Vicari.

Gostou? Compartilhe