OPINIÃO

Fontes em Off - 18/12/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aproximação histórica

Os Estados Unidos vão iniciar uma aproximação “histórica” com Cuba para eventual restabelecimento das relações diplomáticas com o regime de Havana e alívio das sanções econômicas impostas desde 1962, anunciaram ontem os presidentes Barack Obama e Raúl Castro. Mais cedo, um alto funcionário da administração norte-americana disse que Washington vai reinstalar sua embaixada em Havana "nos próximos meses". As informações foram divulgadas após o anúncio da libertação do norte-americano Alan Gross, que estava detido há cinco anos em Cuba por espionagem.

EUA X Cuba
Os dois presidentes conversaram por telefone. Estados Unidos e Cuba estão separados apenas por 150 quilômetros pelo Estreito da Florida e não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961. O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos.

Papel do Vaticano
A fonte norte-americana destacou que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam papel fundamental como intermediários para a reaproximação entre os dois países. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raúl Castro, e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar a reaproximação.

Transição

A equipe de transição do governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) entregou o relatório final do trabalho produzido por cerca de 600 técnicos e especialistas que formaram os 14 grupos temáticos responsáveis pela elaboração do diagnóstico do Estado. O relatório foi entregue a Sartori pelo coordenador do grupo, José Fogaça, e encerra o trabalho da equipe de transição. Além da radiografia da situação atual do Estado em diversas áreas, o documento traz um conjunto de recomendações e propostas de ações para os primeiros meses de governo. Fogaça destacou que o relatório é fruto de um trabalho consistente e dedicado dos grupos temáticos, que “geraram um conjunto de opções que podem ser escolhidas pelo governador, a partir do conhecimento da situação das secretarias e das políticas realizadas pelo atual governo”.

Segurança

A comunidade que utiliza o espaço do campo do Quartel, o Fredolino Chimango, contará com mais segurança, através de serviços de preservação do local com um profissional de segurança, além de trabalhos como corte de grama e limpeza dos vestiários para manter o local limpo e organizado. O serviço será realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30 até as 22h. Para a educadora física Angela Pellicioli, “a corrida do final da tarde ou caminhada é uma prática fundamental para a qualidade de vida da comunidade”, declarou. Ainda, ela considera excelente a ideia do espaço ser cuidado. Pesquisas remetem que prática regular de exercícios físicos resulta em inúmeros benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do corpo humano. A atividade regular traz benefícios na prevenção e no controle de doenças.

 

Gostou? Compartilhe