Na Academia Passo-Fundense de Letras, conforme estabelecido em estatuto, dois momentos, que são merecedores de sessões solenes especiais, delimitam o exercício de cada ano acadêmico. O primeiro, a abertura, e, o segundo, o encerramento. Nesse entremeio, as coisas acontecem. Um breve relato do Ano Acadêmico 2014 é a intenção dessas notas.
Os trabalhos na Academia Passo-Fundense de Letras, oficialmente, nesse ano, começaram em 25 de marco, quando, na sede do sodalício, for realizada a Sessão Solene de Abertura do Ano Acadêmico 2014. Não ocasião, houve a transferência das dignidades acadêmicas para a atual Diretoria da APLetras (2014-2016) e, momento relevante, a entrega do “Mérito Cultural Sante Uberto Barbieri” ao Prof. Dr. Pe. Elli Benincá, em reconhecimento ao trabalho de uma vida dedicada à Educação.
Na semana de 7 a 11 de abril de 2014, destaca-se a realização da 3ª Semana das Letras da Academia Passo-Fundense de Letras, que trouxe para o centro das atenções, por meio de conferencistas convidados e painéis de debates, os chamados, sem qualquer conotação pejorativa, “escritores locais”, com uma concorrida sessão de autógrafos coletiva marcando a força dos nossos escritores.
Não faltaram os Momentos Culturais da APLetras, cabendo referenciar, entre tantos, aqueles protagonizados por Getulio Vargas Zauza, sobre “Método de Estudo” (24/05/2014), Tau Golin, sobre “A Guerra Guaranítica” (21/10/2014), e por Eugênio Giovenardi, sobre “A Vida Como um Bem Supremo” (01/11/2014).
Em 9 de junho, numa especial de deferência da Academia Passo-Fundense de Medicina (APM), a APLetras participou do “Panegírico do Padre Alcides Guareschi”, em memorável sessão dedicada a reverenciar a memória e o legado de trabalho e exemplos deixados por esse singular homem público. Não podemos deixar de expressar nosso agradecimento especial ao presidente da APM, Dr. Carlos Antonio Madalosso, que, nesse em outros eventos da APM, possibilitou a participação privilegiada da APLetras em 2014.
A Academia Passo-Fundense de Letras também esteve envolvida com a produção e dois livros nesse ano. Especificamente, “Contos da Academia”, em parceria com a Editora Aldeia Sul, e “Poemas no Túnel”, pelo selo “Edições APLETRAS”; ambos lançados na Feira do Livro de Passo Fundo. Ainda, cabe mencionar que a APLetras participou da Feira do Livro de 2014, com estande institucional próprio, organização de sessões de debates, saraus literários e apresentações artísticas no palco principal do evento; além do lançamento de obras individuais de vários acadêmicos. Vale mencionar ainda, em relação à Feira do Livro, a Oficina de Formação de Escritores, promovida pela APLetras, com a oficineira e escritora Leila Teixeira, beneficiando os alunos da Escola Estadual Prestes Guimarães.
E eis que chegou dezembro, contabilizando-se 36 reuniões de trabalho, todas com registro no Livro de Atas, inúmeras palestras de acadêmicos nas escolas e visitas de escolas na Academia, no contexto do projeto “Academia nas Escolas/Escolas na Academia” (em parceira com a SME e SEDEC), centenas de colunas assinadas por acadêmicos em jornais/revistas, no exercício do papel de intelectuais públicos, e as edições semanais dos programas culturais “Literatura Local” e “Café Filosófico”. Por fim, em 4 de dezembro, a “Sessão Solene de Encerramento do Ano Acadêmico 2014”, quando a APLetras, com a concessão do Diploma de Menção Honrosa Francisco Antonino Xavier e Oliveira, pode manifestar, publicamente, o seu agradecimento em reconhecimento ao trabalho em prol da cultura local que realizaram Estevão Santos, Everaldo Lemos Siqueira, Helena Rotta de Camargo, Jair Ineri Lazzarotto, José Valdir Lirio Mendes, Laura Santana Lunardi, Liciane Toazza Duda Bonatto, Márcio Luiz Tassi, Pedro Almeida e Rogel Mello. Ainda, nesse dia foi entregue a nova Galeria dos Ex-Presidentes da APLetras, uma inciativa do então presidente Antonio Augusto Meirelles Duarte, que havia sido inaugurada em 12 de abril de 2007.