A formatura das novas turmas do Programa Terceira Idade Digital aconteceu nessa sexta-feira (19). São 176 idosos aptos a interagir com as ferramentas da Era Digital, na aquisição de habilidades para digitação, formatação, internet, redes sociais e acesso a e-mail. O programa da Prefeitura de Passo Fundo é realizado pela Coordenadoria de Atenção ao Idoso, que conta com 49 grupos de convivência, localizados nos mais diversos bairros da cidade e no interior, além de 7 oficinas, tendo aproximadamente 3.000 idosos matriculados.
A coordenadora de Atenção ao Idoso, Cândida Bertoncello, parabenizou os formandos e agradeceu a preocupação da administração municipal em ter um programa de inclusão voltado aos idosos. “É um grande prazer formar mais turmas do Terceira Idade Digital. Ser idoso é continuar a viver e a compartilhar. Isso que estamos fazendo aqui”, ressaltou.
A Coordenadoria atua promovendo ações que tornam o envelhecimento um processo assistido e bem sucedido, na busca de cuidados com a saúde e uma qualidade de vida satisfatória. O conhecimento na área da informática contribui de maneira efetiva para a inclusão dos idosos, o que permite aos alunos o exercício da cidadania e da conquista da autonomia digital.
Representando o prefeito Luciano Azevedo, o secretário de Educação, Edemilson Brandão, destaca a atividade como essencial para manter o idoso participativo em sociedade. “Manter-se vivo e aprendendo é uma das coisas mais importantes que vocês estão fazendo. O professor é aquele que muda a vida das pessoas, ensinando e aproximando gerações”, disse. A formatura também contou com apresentações artistas dos grupos de convivência.