OPINIÃO

Fatos - 31/12/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Avanços
O ano de 2014 encerra com dois avanços políticos importantes. Primeiro: a oposição criou coragem e passou a existir no cenário nacional. Deixou de ter medo do povo e assumiu um papel protagonista. Ganhou fôlego com o desempenho extraordinário de Aécio Neves na disputa presidencial. O segundo: o PT descobriu que não é o dono da verdade, que não pode patrulhar achando que só os que se identificam com sua ideologia são do bem. E, mais, descobriu que o telhado é de vidro e que pode, sim, perder o poder. Avanços que só uma democracia proporcionam à sociedade. Ganhamos quando amadurecemos nossos conceitos, nossa visão sobre as coisas. Por isso, 2014 foi importante para o país, foi importante para a democracia e importante para a sociedade que redescobre o seu valor como agente transformador.

Boas
As medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, alterando os critérios para o seguro desemprego e concessão de benefícios trabalhistas, vieram em boa hora. Além de assegurarem uma economia de R$ 18 bilhões ao governo, moralizam, de certa forma, os dois benefícios. Sabe-se, por exemplo, que, em algumas atividades da economia, há uma espécie de indústria do seguro desemprego. Os trabalhadores ficam o necessário na empresa, provocam a demissão só para garantir o benefício.

Luta
Contra as medidas, partidos de oposição que lideram movimentos de esquerda já articulam manifestações pelo país. O PSTU é um deles.

Ausência
O prefeito Luciano Azevedo, PPS, enviou o secretário Cristiam Thans como seu representante na posse do vereador Márcio Patussi, PDT, na presidência da Câmara de Vereadores. Luciano ligou para Patussi para informar que estaria viajando e, por isso, não poderia comparecer. Mesmo justificado, o fato gerou comentários no Legislativo.

Prestígio
Três ex-presidente da Câmara prestigiaram a posse de Patussi: Décio Ramos de Lima, Luiz Miguel Scheis e Diogenes Basegio.

Exame
Comissão de ética do PSB municipal vai examinar pedido de expulsão do vereador Eduardo Peliciolli do partido. O vereador, por sua vez, teria recorrido a instâncias superiores do partido para que analisem o caso.

Saúde
O advogado e presidente do PMDB municipal Adroaldo Leão Souto, é um dos nomes lembrados para a Coordenadoria Regional da Saúde. Posto já ocupado por ele em outras administrações.

Um 2015 cheio de boas vibrações para todos nós!
 

Gostou? Compartilhe