Lançado em dezembro de 2013 pela Prefeitura de Passo Fundo, o Programa Plantando em Casa tem a finalidade de auxiliar famílias na construção e manutenção de hortas domésticas. A ação atendeu, em um ano de funcionamento, 285 famílias e já distribuiu mais de 930 kits de sementes. O programa é gerenciado pela Secretaria do Interior, que realiza as visitas prestando orientações aos interessados em produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Há cerca de um mês, uma parceria entre o Programa Plantando em Casa, o CRAS Planaltina e a empresa Agrofel, resultou na construção de uma horta comunitária que funciona junto ao CRAS. A partir da criação da horta, uma oficina está sendo desenvolvida para os usuários. “A oficina está sendo muito importante. Funciona como um espaço de socialização, onde eles aprendem como produzir alimentos em casa, noções de sustentabilidade e ainda tem a oportunidade de conviver com outras pessoas, o que contribui para a socialização”, destacou Raqueli Lima Paetzold, coordenadora do CRAS III – no Bairro Plantaltina.
Na horta estão plantadas cerca de sete espécies de hortaliças e a oficina acontece semanalmente, com a presença de técnicos do Programa Plantando em Casa. Segundo Raqueli, a ideia é que o trabalho seja ampliado no ano que vem. O Plantando em Casa atende também entidades do município, como por exemplo, a APAE. As equipes do programa realizam encontros com os usuários da instituição e com pais dos alunos, orientando e dando dicas de como cultivar alimentos saudáveis com técnicas fáceis e eficientes. Além da APAE, o programa atende o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Recibela (Associação de Recicladores Parque Bela Vista) e o Grupo de Mulheres em Busca da Vitória da Vila Bom Jesus, além de algumas escolas.
As orientações são prestadas para a realização de hortas verticais e horizontais. Conforme a secretária do Interior, Liliane Rebechi, a ideia do programa é atingir toda a população passo-fundense, direta ou indiretamente. “Nossa finalidade é incentivar um hábito alimentar mais saudável e contribuir para a qualidade de vida de todos”, destacou Liliane.
Durante as visitas técnicas realizadas pela equipe responsável pelo programa, são passadas orientações sobre a escolha do local ideal para o plantio, as sementes indicadas de acordo com o tipo de solo e posição solar, e a importância da rotação de culturas para evitar doenças fúngicas e pragas.
Segundo informações da equipe, existe atualmente uma carência muito grande de alimentos como hortifrútis no município, já que são produzidos apenas 4% do consumo na cidade. Quem tiver interesse em solicitar sementes para plantio em casa ou necessitar de assistência técnica deve entrar em contato com a Secretaria do Interior pelo telefone (54) 3311-1193.