A Universidade de Passo Fundo (UPF) é considerada uma instituição comunitária devido às várias ações desenvolvidas com a comunidade local e regional que vão além do ensino acadêmico. Dentre as atividades que englobam as diferentes áreas do conhecimento, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) mantém a disposição da população a Clínica de Fisioterapia. No espaço, são prestados atendimentos fisioterápicos gratuitos nas mais diversas modalidades. Em 2014, foram feitos 4.439 atendimentos.
Nas dependências do local, no Campus I, acadêmicos de Fisioterapia que cursam a partir do sexto semestre, supervisionados por professores, atendem casos que abrangem várias áreas. Dentro da Reabilitação Musculoesquelética, por exemplo, são atendidos pacientes de Reumatologia, Geriatria e Fisioterapia Ortopédica. Também são atendidos pacientes da Neurologia (infantil e adulto), da Estética e da área da Saúde do Trabalhador, com atendimento aos funcionários da UPF.
Em 2014, foram feitos 4.439 atendimentos em 354 pacientes. De acordo com o coordenador, professor Gilnei Lopes Pimentel, a Clínica é uma espécie de laboratório, onde são executadas práticas de graduação e de pós-graduação. Para ele, o trabalho desenvolvido é fundamental tanto para os alunos quanto para a comunidade. “Sob o ponto de vista acadêmico, o estudante obtém uma experiência num grau crescente de complexidade. No início, ele tem a possibilidade de atender com os colegas e professores, e no decorrer dos três últimos anos de curso, o mesmo se torna independente, podendo atuar sozinho. Já para a comunidade é importante ter um serviço de excelência, que presa pelo respeito ao paciente”, comenta. Pimentel destaca ainda que um dos diferenciais do trabalho é o contato que o setor possui com os médicos que encaminham os pacientes para tratamento na Universidade.
Elo com o esporte
Além do atendimento à comunidade, a UPF possui uma parceria com vários clubes de esporte local e regional. O Esporte Clube Passo Fundo é um deles, no qual os atletas, através da estrutura da Instituição e dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, se dirigem à Clínica e participam de avaliações físicas, de força, de habilidade, cardiológica, entre outras.
Atendimento na UPF
Nesse início de ano, os interessados em procurar os serviços podem entrar em contato no começo do ano letivo da UPF, previsto para o final de fevereiro, e agendar uma consulta. É necessário apresentar um encaminhamento médico, com o diagnóstico e os exames do paciente. A partir disso, os estudantes e os professores supervisores irão fazer uma avaliação do caso, para então direcioná-lo ao tratamento mais adequado.
A Clínica de Fisioterapia funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8495.