Na espera dos pequenos

Centro de Atendimento Infantil Noturno, Cemani, ou Creche Noturna, funcionará a partir do dia 2 de março

Por
· 2 min de leitura
Para atender às necessidades do programa, a Fundação está adaptando uma estrutura que já existePara atender às necessidades do programa, a Fundação está adaptando uma estrutura que já existe
Para atender às necessidades do programa, a Fundação está adaptando uma estrutura que já existe
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir do dia 2 de março, crianças que têm pais que trabalham no turno da noite terão a possibilidade de frequentar a Creche Noturna: anunciada pela Prefeitura de Passo Fundo na metade de julho do ano passado, a iniciativa é inédita no Brasil e busca atender crianças de seis meses a seis anos. Há pouco menos de dois meses da inauguração e início das atividades, a Fundação Beneficente Lucas Araújo, que irá manter a Creche, segue fazendo os preparativos e mudanças necessárias para a ativação do espaço.

Conforme o edital de inscrição, o Centro de Atendimento Infantil Noturno (Cemani) ou, como popularmente está sendo chamado, a Creche Noturna irá receber 25 crianças que utilizarão o espaço das 19h às 7h e participarão de atividades lúdicas, além de ter toda a assistência e cuidado na hora de dormir. A equipe de trabalho será dividida em duas turmas que se revezarão durante as noites. Cada uma delas contará com um pedagogo coordenador, um vigilante, um cozinheiro, um servente e, a cada cinco crianças, um monitor. A seleção da equipe será realizada no início de fevereiro e, depois disso, os selecionados passarão por um treinamento de quinze dias que envolverá todas as áreas da educação e saúde. “Essas pessoas irão passar por uma capacitação com palestras e atividades com psicólogos, assistente social, médico e enfermeira com o objetivo de preparação para o trabalho”, explica Luiz Costella, diretor da Fundação.

Adaptação da estrutura
Para atender às necessidades do programa, a Fundação está adaptando uma estrutura que já existe: os dormitórios foram adaptados para o número de crianças que serão atendidas e, ainda, irão passar por reformulações que estejam de acordo com a idade dos inscritos. “Já temos toda uma estrutura que contempla as necessidades da Creche. Há 20 anos, o Lar da Menina funcionava à noite também. Essa é uma oportunidade de reativar espaços dentro da Fundação”, complementa o diretor.

Além disso, toda a estrutura de móveis será adaptada e um novo refeitório será construído para atender às necessidades da Creche Noturna e que, durante o dia será um espaço para oficinas de culinária na Educação Infantil. Outra mudança significativa diz respeito à segurança das crianças: o pátio da Fundação que, atualmente, é aberto será fechado. “Estamos organizando principalmente as questões de segurança externa. Os pátios serão restritos à Fundação e deixarão de ser livres, como hoje ainda são”, explica.

Uma alternativa para os pais
Todas as adaptações realizadas na estrutura da casa vão de encontro ao proposto nos Termos de Referência do projeto. Atendendo quase 400 crianças entre Educação Infantil e Lar da Menina, a Fundação acredita na Creche Noturna como uma alternativa para as famílias que, hoje, encontram dificuldades de conciliar a vida doméstica e profissional. “Percebemos que, quando saiu a notícia, muitas pessoas se interessaram. Pelo que sabemos há uma demanda em Passo Fundo por esse serviço. Para as famílias que precisam trabalhar a noite, é uma alternativa e temos percebido que existe muita procura. É um projeto inovador. E o tempo vai fazer com que a gente avalie esse projeto e adapte de acordo com o desejado”, conclui Costella.

Inscrições
As inscrições para a Creche Noturna foram realizadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e exigiu que os pais comprovassem, através de atestado de trabalho, o compromisso no turno da noite. O número de vagas obedeceu à demanda das inscrições.

Gostou? Compartilhe