Inaugurado no final de novembro, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Julio Rosa (Centro POP), realizou 107 atendimentos no mês de dezembro e 54 abordagens pelas ruas da cidade. Instalado em uma ampla casa, na rua Moron, bairro Boqueirão, o local oferece estrutura para acolher pessoas em situação de rua.
A pessoa pode buscar ajuda voluntária no Centro simplesmente para realizar um lanche, descansar por algumas horas, lavar a própria roupa, ou então, para acionar a rede e buscar um tratamento de saúde, possibilidade de trabalho, e, ainda, iniciar a retomada dos vínculos familiares. “Oferecemos os serviços, realizamos as abordagens, mas não podemos obrigar a pessoa a sair das ruas. Se ela fez esta opção, tem de ser respeitada, é um direito dela”, observa a psicóloga Elizabeth Lemos.
O levantamento apontou que das 54 pessoas abordadas, 10 delas não eram de Passo Fundo. A faixa etária predominante é dos 18 a 39 anos. Todas apresentavam dependência com algum tipo de droga, principalmente com o álcool. Elizabeth explica que os casos, quando necessários, são encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), e posteriormente às unidades terapêuticas.
Ainda em fase de estruturação, o Centro POP deve disponibilizar em breve aos voluntários, oficinas de música, teatro, dança e artes em geral. O quadro de funcionários conta com uma equipe de cinco abordadores, dois técnicos e duas estagiárias. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3314.5278. A equipe de abordagem pode ser acionada pelo telefone 91939757.