Distribuição de cargos
A Casa Civil do Palácio Piratini concentra as negociações com os partidos da base do governo sobre os cargos que serão ocupados nas regionais. Em Passo Fundo há acerto em relação a CRE, que ficará com o PDT e o coordenador adjunto será indicado pelo PMDB. A Coordenadoria da Saúde está sendo reivindicada pelo PMDB e os deputados Gilberto Capoani e Vilmar Zanchin, se esforçam na indicação dos nomes. O atual presidente do partido, Adroaldo Leão Souto é lembrado para o cargo que já ocupou em governos anteriores. A Regional da Emater caberá ao PPS e o PMDB ficará com o adjunto. Oriberto Adami deve retornar ao comando da entidade por indicação do prefeito Luciano Azevedo. O debate dentro do PMDB está sendo realizado no âmbito da coordenadoria regional do partido.
Educação
O diretório municipal do PDT está indicando uma lista de quatro nomes para ocupar a coordenadoria da Educação. São todos de Passo Fundo e não inclui a indicação feita pelo deputado Gilmar Sossella, conforme a coluna publicou na última semana de 2014. Na lista local estão os professores Alexandre Vieira, Antônio Zilmar Mello do Carmo (Professor Chico), Vera Vieira e Santo Olavo Misturini. A professora Rosemari Souza é indicação de Sossella.
Operação
Foi o POE que realizou a prisão de uma quadrilha de assaltantes, no interior de São Roque, na quarta-feira, e não o BOE como a colunista publicou ontem. Impressionante como a troca de uma letra por outra causa desconforto entre os policiais. Não deveria ser, pois afinal tanto POE quanto BOE integram a mesma corporação e, para a comunidade, é o que interessa. De qualquer forma fica o registro, reforçando que o elogio aqui feito foi para toda a Brigada Militar.
Expulsão
A executiva municipal do PSB aprovou a formação de uma comissão de ética para examinar o pedido de expulsão do partido do vereador Eduardo Peliccioli. A decisão foi tomada na última reunião. O pedido foi feito porque Peliccioli não seguiu a recomendação partidária e votou contra o projeto que pretendia mudar a forma de pagamento do ticket alimentação dos servidores da ativa.
Cortes
Sem alternativas, o governo publicou ontem, no Diário Oficial da União, o Decreto que contingencia gastos de custeio antes mesmo da aprovação do Orçamento de 2015 pelo Congresso Nacional. Isso significa corte total de R$ 1,9 bilhão sobre o total que os ministérios podem gastar mensalmente. Sinal de política fiscal rigorosíssima. Tempos difíceis ou seria pessimismo em demasia?