Preservar os recursos hídricos do município é uma preocupação da Prefeitura, que tem feito um trabalho permanente de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo. No mês de dezembro, foi dada sequência à limpeza das barreiras de contenção, remoção dos resíduos contidos nos contêineres alocados junto a comunidades ribeirinhas e a finalização da segunda limpeza geral no Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio.
Os contêineres estão distribuídos nos bairros Petrópolis, Manoel Corralo, Centro, Vila Popular e Vila Annes. No mês de dezembro, 16,68 toneladas de resíduos foram removidas dos contêineres e encaminhadas para a central de triagem e transbordo municipal de Passo Fundo.
No final do ano, a quantidade de resíduos aumentou consideravelmente em praticamente todos os pontos. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, muitos moradores descartaram materiais domésticos, tais como, sofás, camas, colchões, geladeira, computadores.
Limpeza das Barreiras de Contenção
Nas últimas semanas de dezembro foram realizadas duas limpezas nas três barreiras de contenção instaladas ao longo do rio no perímetro urbano de Passo Fundo. Foi constatado que o volume de resíduos diminuiu em relação ao mês de novembro em dois pontos, sendo na rua Graciosa Preto e às margens da BR 285. Porém na barreira localizada na rua Uruguai, houve um aumento em comparação ao mês anterior.
O trabalho de limpeza realizado nos pontos onde estão alocados os contêineres, nas barreiras e também as limpezas completas do Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio são importantes para a conservação do meio ambiente e também para a qualidade de vida da população, principalmente as ribeirinhas. “As campanhas de limpeza mensais no Rio Passo Fundo estão colaborando para manter o recurso hídrico sem a presença de resíduos sólidos. A população ribeirinha também está colaborando com a campanha colocando os resíduos de forma correta nos contêineres, que estão próximos às suas residências, colaborando dessa forma para a melhoria do nosso rio”, declarou o secretário adjunto do Meio Ambiente e Engenheiro Ambiental, Rubens Astolfi.
De acordo com os relatórios mensais do projeto de recuperação do Rio Passo Fundo, observou-se mudanças positivas com a utilização contínua dos contêineres pela população, a redução de volume de resíduos nas barreiras e a diminuição na quantidade de resíduos retirados de dentro do rio. Maiores detalhes sobre o projeto, assim como denúncias podem ser feitas pelo telefone da SMAM (54) 3311-5494.
Mais 16 toneladas de lixo retiradas do Rio Passo Fundo
· 1 min de leitura