Prestes a completar seis meses de funcionamento, o Ambulatório da Qualidade de Vida oferece um atendimento multiprofissional para pessoas com problema de obesidade. Funcionando junto ao Estratégia de Saúde da Família do bairro Nenê Graeff, o serviço ultrapassou os limites do bairro e está tendo procura por parte da população de toda a cidade. A procura, que começou tendo em sua maioria crianças e adolescentes, se difundiu, e agora presta atendimento a todas as faixas etárias.
“Atendemos um número bastante importante da população neste tempo de funcionamento”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur da Rosa Filho. De acordo com ele, muitas pessoas tem se beneficiado das ações e acompanhamentos oferecidos no ambulatório, que use o atendimento de médico, nutricionista e psicólogo. E o resultado obtido até agora está fazendo com que seja planejada a ampliação do atendimento, o que deve começar já no mês de fevereiro. “Pessoas de toda a cidade tem procurado o atendimento. Começamos com pouca procura, mas agora a demanda está bastante grande”, completa o secretário.
“É um atendimento multiprofissional que começa com a avaliação do peso, prescrição de dieta, monitoramento, avaliação de conduta. É todo um monitoramento que está sendo feito pela equipe que trabalha lá”, esclarece Luiz Artur.
O Ambulatório da Qualidade de Vida desenvolve todo um programa, que vai da prevenção, até a detecção do problema e tratamento. Conforme Débora Falk Lopez Boscatto, médica especialista em Medicina Preventiva e professora da Medicina da UPF, que atua no ambulatório, a avaliação do programa até o momento é a mais positiva possível. “Tivemos vários bons resultados. As pessoas que realmente levaram a sério o tratamento, a dieta e o acompanhamento conseguiram perder peso e estão se mantendo”, ressalta.
Aumento da demanda
Desde que começou a ampliar a divulgação do atendimento, cada vez um número maior de pessoas tem procurado o ambulatório para atendimento. Atualmente, existe uma lista de espera para o agendamento de consultas para início do tratamento. “A partir de fevereiro pretendemos ampliar esse atendimento, que está mostrando bons resultados”, comenta a médica.
Como procurar o atendimento
Além dos encaminhamentos, qualquer pessoa que tenha sobrepeso, obesidade ou doenças relacionadas pode procurar diretamente o ambulatório, que fica na rua Amilton Portes da Silva, 120, no bairro Nenê Graeff. O telefone é o 3317-1631.