Com o início das aulas marcado para fevereiro, sendo que a maioria das escolas devem retomar as atividades logo após o carnaval, a busca pelos materiais escolares já começou. Entre cadernos, lápis, canetas e apontadores, algumas listas, sem incluir a mochila e os livros didáticos, podem chegar a um custo total em torno de R$ 400. Mas a boa notícia é que quem se antecipar ainda consegue comprar uma boa parte dos produtos ainda sem o reajuste nos preços, que deve ficar em torno de 8% a 10% este ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Conforme Antônio Henrique Migliorini, proprietário de uma loja especializada em material escolar, a principal vantagem dessa antecipação dos pais na compra dos itens da lista é justamente a possibilidade de gastar menos. “Nós nos antecipamos e fizemos a nossa compra ainda no mês de setembro, com o preço antigo. Então, quem procurar a loja agora e fizer suas compras, ainda consegue gastar um pouco menos, pois nossos produtos ainda estão sem o reajuste. Mas se tivermos que fazer novo pedido, quem deixar para comprar entre fevereiro e março, provavelmente já vai pegar os preços mais altos”, comenta.
Outra vantagem de quem está fazendo as compras agora é a possibilidade de olhar os produtos com mais atenção, sem correria e sem ter que enfrentar filas. “Quem está se antecipando, está conseguindo comprar com bastante calma e garantindo uma maior variedade para sua escolha”, frisa Migliorini.
Essa antecipação também está sendo sentida na loja onde Lidiana Anesi Tognon é sócia-proprietária: “a cada ano parece que os consumidores se antecipam mais. Estamos tendo bastante movimento já desde os primeiros dias do mês de janeiro”, ressalta. Ela conta ainda que no mês de dezembro a procura já foi grande, especialmente para a compra de mochilas. “Muitos pais e avós aproveitam para presentear com mochilas no Natal, o que é um dos itens mais caros, e com isso já podem tirá-la na lista”, destaca.
Já a pesquisa de preços está sendo feita no dia da própria compra. “A gente percebe que as pessoas pedem os preços de vários produtos, dão uma olhada na loja, percebem que temos bons produtos e preços bons, e em seguida finalizam a compra”, salienta Lidiana. Além disso, de acordo com ela, existem alguns itens na loja, como os cadernos que estão com os mesmos preços há três anos.