Passo Fundo (UPF), já atendeu mais de 49 mil pessoas em Passo Fundo, ao longo dos quase nove anos de existência. Em 2014, foram 10.220 atendimentos. A maior demanda de reclamação continua sendo na área de telefonia, seguido pela renegociação de dívidas e produtos defeituosos. No local, são realizados aproximadamente 70 atendimentos diários aos consumidores. O índice de solução de casos no Balcão do Consumidor em Passo Fundo ultrapassa os 85%. Os casos não solucionados são encaminhados ao Procon e ao Ministério Público Estadual.
Além disso, são feitas atividades de educação para o consumo com materiais impressos, ações em escolas, desenhos animados com o personagem Tchê Consumidor e, ainda, o Balcão na Estrada – unidade móvel do projeto que foi adquirida com recursos do Ministério Público Federal.
Os números do órgão de defesa do consumidor mostram que a procura pelo serviço aumenta a cada ano. Quando foi inaugurado em 2006, o atendimento registrado foi de aproximadamente 640 pessoas. Já em 2010, o número superou os 4,8 mil atendimentos e no ano passado, mais de 10 mil pessoas foram atendidas. “A cada dia que passa, os consumidores têm buscado mais os seus direitos. Os órgãos de proteção e defesa do consumidor têm por objetivo evitar ou até mesmo reprimir as práticas que não estão em consonância com legislação consumerista”, destacou o professor orientador do Balcão do Consumidor, Vanderlei Schneider.
O Balcão do Consumidor de Passo Fundo está localizado na Avenida Brasil,743, no Centro. Informações pelo telefone: (54) 3314-7660.