Prefeitura de Passo Fundo disponibilizará, a partir deste ano, a renovação dos Alvarás de Funcionamento das empresas diretamente em seu site (www.pmpf.rs.gov.br). O procedimento será bastante simples. Inicialmente, o contribuinte deve obter a guia para pagamento da taxa de renovação do alvará, que também pode ser obtida no endereço eletrônico, e no dia seguinte ao pagamento da taxa o contribuinte pode emitir o alvará em seu próprio estabelecimento, sem necessidade de se deslocar até a sede da Prefeitura para retirá-lo. Na página inicial do site, à direita, o contribuinte tem o acesso na opção Alvará Localização e Funcionamento. A opção já está disponível aos contribuintes.
O procedimento será possível para os contribuintes que possuem o cadastro completo, sem pendências, devendo estar, por exemplo, com Alvará dos Bombeiros dentro do prazo de validade. A autenticidade do documento poderá ser verificada, também, no site da Prefeitura ? o que reforça a segurança e credibilidade do Alvará. A realização contou com ação conjunta da Secretarias de Administração e de Finanças. Para a secretária da Administração, Marlise Soares, essa é mais uma ferramenta para trazer facilidade à população. "Nossa missão é contribuir com a desburocratização dos serviços públicos e esse é mais um serviço que vem agregar pela facilidade ao atendimento", declarou. O secretário de Finanças, Gilberto Bedin, disse que a ação atende as diretrizes passadas pelo prefeito Luciano Azevedo aos secretários, de atuação integrada entre as secretarias na busca de inovações para facilitar o atendimento às empresas, e agilidade e facilidade aos procedimentos administrativos.