O prefeito Luciano Azevedo autorizou a primeira etapa de obras do projeto de revitalização do Parque Ambiental do banhado da Vergueiro, uma área importante pelo interesse ambiental e para preservação de espécies de fauna e flora dentro da cidade de Passo Fundo. A publicação do edital de licitação para contratação da empresa responsável pela obra deverá ser publicado ainda nesta semana.
“É uma intervenção muito aguardada pela comunidade, e que pretendemos realizar em tempo adequado para tornar está área verde encravada no meio da cidade um lugar aprazível, de lazer e preservação das espécies”, destacou Luciano.
A primeira etapa da obra será a estruturação das vias. O projeto inicial prevê a abertura das ruas Thomé Mendes e Senador Vergueiro, que já constam com a anuência do Ministério Público e com rede de água realizada pela Corsan. As vias serão pavimentadas com blocos intertravados de concreto, que garante a permeabilidade do solo. As vias terão controlador de peso e velocidade, limitador de altura, permitindo apenas fluxo de veículos de pequeno porte.
A abertura destas vias garantirão o acesso ao parque, permitindo o controle e limpeza das áreas lindeiras, além de permitir acesso aos bairros Fátima e Annes. Também está programada um ciclovia no contorno da praça. O projeto do banhado da Vergueiro será dentro de um conceito de parque de preservação. “Vamos criar uma maneira de proteger a área verde existente e preservar a flora do local”, disse a secretária de Planejamento Ana Paula Wickert.
Conforme o projeto, o parque será cercado e com horários determinados para abrir e fechar. A Prefeitura de Passo Fundo deverá implementar programas de educação ambiental e visitação, brinquedos para as crianças, trilhas e passarelas sob o banhado e preservação integral das nascentes.
O investimento que será realizado para esta obra será de aproximadamente R$ 265 mil provenientes do fundo de Gestão compartilhada entre a Prefeitura de Passo Fundo e CORSAN.
Prefeitura autoriza 1ª etapa da revitalização do Banhado da Vergueiro
· 1 min de leitura