Pé atrás
Sem pessimismo demasiado, mas também sem comemorar muito. Devemos comemorar, sim, mas de olho em todas as possibilidades. O anuncio da liberação de R$ 44,5 milhões para as obras de ampliação do aeroporto de Passo Fundo, feito ontem pelo ministro Eliseu Padilha a uma comitiva passo-fundense, é extremamente importante no contexto atual. Foi cumprida mais uma etapa. A partir de agora, começa a fase de elaboração de edital, que não é tarefa fácil no ambiente público. E depois disso, outras etapas burocráticas devem ser vencidas. Mas, o mais importante será o processo de liberação da obra por parte dos órgãos ambientalistas. Bom, e aí... aí deve começar outro embate, já que nosso aeroporto está localizado no berço de nascentes que abastecem o Estado. Lembrando que O Nacional publicou reportagem especial sobre o tema, em agosto do ano passado.
Voo
Enquanto isso, sofrem os usuários que utilizam o voo Passo Fundo – Porto Alegre. Os motivos pelos quais a Azul vai cancelar o voo não convencem. É que normalmente estes voos estão lotados, tanto de ida quanto de volta. Até o final do mês, ainda há esperando de reverter a decisão.
Progressistas
Notícia de ontem da Câmara de Vereadores: executiva municipal do PP visita o presidente interino do Legislativo. No caso, o vereador Marco Silva, que assumiu a presidência na ausência de Márcio Patussi, PDT. Não chega a ser um esforço para evitar mais perdas nos quadros, porque dificilmente o vereador deixará o partido. Além disso, o PP está por um fio na administração. Assim que se confirmarem as desfiliações, não restará mais progressistas a ocupar cargos no governo municipal. Na Câmara, o partido não faz diferença para o prefeito Luciano Azevedo.
Desabafo
O leitor Ataídes Antônio Mistura faz o seguinte desabafo em relação às linhas de ônibus intermunicipais, especialmente a de Passo Fundo a Porto Alegre: “Há quantos anos, décadas, a população de Passo Fundo e região é refém da Empresa Unesul na linha até Porto Alegre? Ônibus velhos, sujos e mal cheirosos. Um caos. Agora sem voo para a Capital, o que será de nós? Esta semana viajei de ônibus de Porto Alegre para Pelotas e regressei a Porto Alegre com a Empresa Embaixador. Carros de primeiro mundo, com dois andares e vista panorâmica. Limpos impecavelmente, com ar condicionado em temperatura agradável a todos os passageiros e água gratuita. Há concorrência nesta linha. Não há monopólio”.
Concorrência
Já dizem os entendidos, que a concorrência é a alma do negócio. O leitor tem toda razão em se queixar e este é o sentimento da maioria das pessoas que usam habitualmente o transporte público. Se as agências criadas para regular e fiscalizar o serviço efetivamente cumprissem esta tarefa, talvez não tivéssemos que relatar problemas e nem lamentar tragédias.