Modernização do Lauro Kortz custará R$ 44,5 milhões

Governo federal confirmou o investimento e publicação de edital para contratação da empresa até outubro de 2015. Azul não reverterá o cancelamento de voos à Capital

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Comitiva de Passo Fundo esteve em Brasília ontemComitiva de Passo Fundo esteve em Brasília ontem
Comitiva de Passo Fundo esteve em Brasília ontem
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Pelo menos a médio ou longo prazo, as perspectivas são positivas para o Aeroporto Lauro Kortz. O valor da tão esperada modernização do terminal foi divulgado oficialmente ontem pelo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha. Serão R$ 44,5 milhões em recursos federais que serão utilizados para a construção de novo terminal de passageiros, com 2,1 mil metros quadrados, pista de taxiamento para até seis aeronaves, totalizando 17 mil metros quadrados e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano. Com o orçamento do projeto de Passo Fundo finalizado, neste momento o governo trabalha na elaboração do termo de referência da licitação para contratação da empresa que executará a obra. O edital, conforme Padilha, deverá ser lançado até outubro deste ano.

O anúncio foi feito durante reunião em Brasília com participação de uma comitiva integrada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Márcio Patussi (PDT), presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil, deputado estadual Diógenes Basegio (PDT), reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. 

Segundo o deputado Basegio, a previsão é que a contratação possa ser realizada até o final do ano. Mas antes disso, o projeto precisa receber a licença ambiental, cuja liberação é de competência da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler). Concedida a licença, a promessa é que a obra, seja concluída em 14 meses. “Este foi o primeiro anúncio oficial com a confirmação dos recursos dentro do Plano Nacional de Aviação Regional demonstrando que o Aeroporto de Passo Fundo continua integrando o rol de prioridades do governo federal. Estamos um passo à frente dos projetos de Rio Grande e Santa Rosa”, disse o deputado, que defende a necessidade urgente dessas obras. “Comprovamos, ao longo de 2014, que o aeroporto está pequeno para a demanda que recebe”, destacou Basegio. Nos últimos quatro anos foi registrado aumento de 400% na quantidade de passageiros que embarcam e desembarcam em Passo Fundo. De janeiro a novembro do ano passado, mais de 130 mil passageiros passaram pelo terminal.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, o anúncio vem ao encontro das necessidades dos passageiros. “O aeroporto já não comporta a demanda local e regional. Com esse aporte, será possível melhorar a qualidade da estrutura oferecida, bem como proceder à ampliação de rotas e horários”, disse Patussi. O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, destacou que Passo Fundo, conforme dados da Fundação de Economia e Estatística, está entre as dez cidades que mais crescem no Rio Grande do Sul, no entanto, o município, com potencial para desenvolver-se ainda mais, carece de melhor infraestrutura.

Voos da Azul

A confirmação do montante do investimento que será destinado ao terminal trouxe uma esperança de que o aeroporto possa novamente integrar as rotas das companhias aéreas, especialmente após o inesperado cancelamento da linha diária da Azul para à Capital anunciado em dezembro e que será extinto a partir do dia 30 de janeiro. Segundo o deputado Basegio, foram diversas tentativas realizadas por parte de uma comissão de entidades da região para que a empresa revertesse a decisão, mas a Azul novamente confirmou a medida, em nota oficial, nesta segunda-feira (12). “Com relação ao voo Passo Fundo – Porto Alegre, a decisão está mantida”, diz a nota divulgada ao Jornal O Nacional. Em contrapartida, a companhia deve iniciar as operações do novo voo diário entre Passo Fundo e Curitiba e com conexão à Porto Alegre e outras cidades a partir de 12 de fevereiro. A ligação, que ainda aguarda a liberação pela Anac, deve ser oferecida à tarde e realizada com turboélices ATR 72, de 70 assentos.

Segundo o deputado, um dos motivos que determinaram no cancelamento da rota para Porto Alegre seria o prejuízo de cerca de R$ 2 milhões que a Azul teria acumulado com o cancelamento de dezenas de voos nos últimos sete meses quando o VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range), equipamento eletrônico usado para otimizar voos e decolagens em aeroportos, foi danificado com a queda de um raio. Desde então, o terminal está operando somente com o equipamento NDB, que não permite a operação por instrumentos, quando não existem condições visuais como neblina ou chuva intensas. “Lamentamos muito esta situação, especialmente porque o atual sistema é muito rudimentar e não oferece segurança para a aeronave. Mas certamente depois que o aeroporto passar pelas reformas, a Azul, assim como outras companhias, devem colocar  Passo Fundo novamente dentro das suas prioridades”, analisa. 

VOR talvez em fevereiro

Segundo o Departamento Aeroportuário do Estado, a empresa contratada para  consertar o VOR está finalizando o serviço. A previsão é que ele seja instalado no terminal até o final de janeiro, quando passará pela inspeção da Anac.   

Apoio

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, aproveitou uma reunião com o governador José Ivo Sartori, em Porto Alegre, para pedir que o Estado ajude a agilizar a obra da reforma do Aeroporto. O encontro ocorreu nesta terça-feira (13), no Palácio Piratini, com participação de 15 prefeitos das maiores cidades do Rio Grande do Sul. Luciano fez um relato ao governador da situação do Aeroporto e destacou que as melhorias são fundamentais para a economia da metade Norte do Estado. “A reforma do Aeroporto Lauro Kortz é prioridade para o desenvolvimento de Passo Fundo e da região. Temos que somar esforços para que as obras realmente aconteçam. A hora é de união”, afirmou o prefeito.

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