Desde as últimas semanas de 2014, quem passa pela Rua General Osório pode perceber as mudanças previstas para o trânsito da via: tendo em vista a mobilidade urbana, o descongestionamento da Avenida Brasil e a maior fluidez entre as regiões da cidade, a via passará a funcionar em mão dupla desde a Sete de Setembro até a Benjamin Constant. As mudanças, no entanto, dependem do clima para entrarem em vigor nesta quinta-feira, como está previsto. O início das alterações podem atrasar em caso de chuva, já que ainda é preciso ligar a parte elétrica dos semáforos. Caso o tempo fique seco e se estabilize, as alterações começam a valer no início da manhã.
Durante a última semana foram realizados os últimos ajustes de sinalização e pintura e, na tarde desta quarta-feira, todos os semáforos foram testados e sincronizados. Por questão se segurança, a Guarda Municipal pede, desde já, a atenção e a paciência de condutores e pedestres que passam pelo local. “O que pedimos para o condutor é que tenha calma e observe atentamente as placas de sinalização e os novos semáforos. É preciso muita paciência”, comenta o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa. Ele acrescenta, ainda, que as mudanças buscam alternativas diferentes de tráfego pela cidade. “Pretendemos diminuir o fluxo de veículos na Avenida Brasil e, ainda, dar uma alternativa em contrapartida a mudança realizada na Rua Morom, que se tornou mão única, no sentido Boqueirão. A proposta é que o condutor possa atravessar o centro da cidade sem utilizar a Avenida Brasil”, explica.
Além da via de mão dupla, as mudanças compreendem, também, a instalação de seis novos semáforos na via: no cruzamento da via com as ruas Benjamin Constant, Fagundes dos Reis, Capitão Eleutério, General Neto, Teixeira Soares e Capitão Araújo. Além disso, nas ruas General Neto e Teixeira Soares, haverá canteiros que servirão como refúgio, para proporcionar segurança aos pedestres durante a travessia. Os canteiros contam com acessibilidade, além de servirem como estímulo para redução de velocidade, como no cruzamento com a Rua Teixeira Soares. Se tudo ocorrer dentro do planejado, a previsão é que os semáforos sejam ligados no início da manhã e, também, que durante todo o dia agentes de trânsito vão trabalhar em toda a extensão da Rua General Osório auxiliando a adaptação dos motoristas.