A chuva que chegou à cidade na tarde de quarta-feira, 14, causou dúvidas quanto ao funcionamento das mudanças realizadas na rua General Osório, já que a parte elétrica dos novos semáforos só poderia ser ligada em caso de tempo seco. A quinta-feira, dia previsto para que a via passasse a funcionar em duplo sentido, amanheceu nublada e chuva não deu sinal até o início da tarde, o que possibilitou que os semáforos fossem ligados e as alterações entrassem em vigor por volta das 9h. Ainda que acompanhado de estranheza, o primeiro dia das alterações seguiu de forma tranquila e muitos motoristas já adotavam a nova rota como uma alternativa para chegar ao destino.
Durante todo o dia, a Guarda Municipal de Trânsito e a Secretaria de Segurança Pública acompanharam o tráfego pela via e auxiliaram os motoristas nas dúvidas que ainda restavam. A avaliação, tanto para a Secretaria quanto para os motoristas, é, até o momento, positiva: “A avaliação que faço, como secretário de Segurança Pública, é que o resultado foi positivo”, diz João Darci Gonçalves. “Passei parte da manhã na rua e todas as pessoas que tive a oportunidade de conversar, inclusive moradores e trabalhadores da região, estão aprovando as mudanças e percebendo mais vantagens do que desvantagens”, acrescenta.
Para o secretário-adjunto, Ruberson Stieven, que é, também, agente fiscal de Trânsito desde 2000 e responde, também, pela chefia de Núcleo dos Agentes Fiscais de Trânsito desde 2013, outro detalhe importante é a sincronização dos semáforos que é satisfatória. “A adaptação está melhor do que esperávamos. Os motoristas estão segundo a sinalização e estão optando pela nova rota. Todos aqueles com quem conversamos, se disseram satisfeitos com as mudanças”, comenta. Ruberson acrescenta, ainda, que é normal que alguns motoristas ainda estranhem as alterações propostas: “É claro que alguns motoristas ainda estão perdidos. Alguns querem fazer conversões onde não pode ou não estão acostumados com o semáforo”. Exemplo disso são os estacionamentos: quem passou pela via percebeu que parte dos carros estava estacionado no que agora é considerado contramão. O secretário-adjunto explica que esses carros chegaram ainda no início da manhã, antes das alterações entrarem em vigor e, por isso, não foram removidos. “Mas é normal, é o primeiro dia. Amanhã não vai mais estar assim. Estamos muito satisfeitos com o primeiro dia, isso é o importante”, ressalta.
A Guarda Municipal vai acompanhar o trânsito na região nos próximos dias e na segunda-feira a Secretaria de Segurança Pública vai fazer a primeira avaliação das mudanças. A alteração de sentido da via, entre as ruas Sete de Setembro e Benjamin Constant, tem em vista a mobilidade urbana, o descongestionamento da Avenida Brasil e a maior fluidez entre as regiões da cidade.