A instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas da rede municipal de Passo Fundo iniciou nesta semana. O equipamento deverá ser instalado em 400 salas de aula, beneficiando os 15 mil alunos da rede. A estimativa é concluir os trabalhos no primeiro semestre deste ano. As primeiras escolas a receber a instalação são as EMEIs Santa Luzia, na Cohab Sechi, e Santa Terezinha, no bairro Nenê Graeff.
A climatização das salas de aula foi anunciada no mês de fevereiro do ano passado pelo prefeito Luciano Azevedo, quando foi definido que o Poder Público não repassaria mais verbas para as escolas de samba no Carnaval. Os recursos foram destinados para a compra dos aparelhos. Um dos principais objetivos é tornar o ambiente de ensino mais agradável. “No Rio Grande do Sul temos dois extremos: o verão com calor excessivo e um inverno muito rigoroso. Isso gera um desconforto para os alunos e influencia na aprendizagem, que resulta do bem-estar do indivíduo. Para isso, as pessoas tem que estar em condições de conforto, que vai desde o material didático adequado até o ambiente agradável”, destacou o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão.
Durante o ano de 2014, as escolas passaram por uma reforma na rede elétrica. “Refizemos grande parte da rede elétrica, que estava defasada. Todas as escolas tiveram a afiação e carga elétrica revista. A readequação custou mais que os aparelhos de ar-condicionado, mas era uma necessidade”, revelou o secretário. A Prefeitura de Passo Fundo estima concluir a instalação dos aparelhos no decorrer de 2015. “A estimativa é que a instalação dos aparelhos nas escolas seja concluída ainda no primeiro semestre”, informou Brandão.
A melhoria no ambiente escolar também foi enfatizada pelo prefeito Luciano Azevedo. “Esta ação vai proporcionar a estruturação das escolas, as condições de aprendizado dos alunos e o trabalho dos professores, com a qualidade da climatização do ambiente escolar adequada ao período”, disse Luciano. Os 104 alunos da EMEI Santa Terezinha retornarão à escola no dia 4 de fevereiro com um clima mais agradável nas salas de aula. Essa foi a primeira escola que recebeu os aparelhos. “O benefício é imenso. O clima agradável qualifica a escola e influencia na aprendizagem”, ressaltou diretora da escola, Ilzira Windberg.