O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela coordenação e controle de geração e transmissão de energia elétrica no País, determinou que diversas distribuidoras de energia, com operações nas regiões Sudeste e Sul, reduzissem a oferta de energia durante uma parte da tarde desta segunda-feira (19). Em Passo Fundo, a interrupção do fornecimento da energia ocorreu em torno das 15 horas e durou poucos minutos. Em Cachoeirinha o ‘apagão’ durou cerca de 40 minutos, também a partir das 15h. A concessionária RGE (CPFL Energia), que atende as duas regiões, confirmou o desligamento, mas não detalhou a quantidade de clientes afetados pela medida. Em nota, a empresa explicou que Operador Nacional do Sistema (ONS) determinou o corte de carga de aproximadamente 800 MW em cumprimento ao procedimento padronizado para a estabilização do sistema elétrico nacional.
A Aes Sul e a CEEE também confirmaram ter acatado a ordem nacional. Na primeira, o corte chegou a 176 MW. Na segunda, a 100 MW, desabastecendo, parcialmente, os municípios de Alvorada, Butiá, Camaquã, Charqueadas, Dom Pedrito, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Jerônimo e Viamão.
Outras companhias, como a Eletropaulo, Copel e Light confirmaram a orientação do ONS. O “apagão” também atingiu consumidores de energia nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Amapá. Até o fechamento desta edição, não havia posicionamento oficial do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).