Falta de luz atingiu Passo Fundo

RGE confirma que recebeu orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS) para reduzir carga de aproximadamente 800 MW para estabilização do sistema elétrico nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS),  órgão federal responsável pela coordenação e controle de geração e transmissão de energia elétrica no País, determinou que diversas distribuidoras de energia, com operações nas regiões Sudeste e Sul, reduzissem a oferta de energia durante uma parte da tarde desta segunda-feira (19). Em Passo Fundo, a interrupção do fornecimento da energia ocorreu em torno das 15 horas e durou poucos minutos. Em Cachoeirinha o ‘apagão’ durou cerca de 40 minutos, também a partir das 15h. A concessionária RGE (CPFL Energia), que atende as duas regiões, confirmou o desligamento, mas não detalhou a quantidade de clientes afetados pela medida. Em nota, a empresa explicou que Operador Nacional do Sistema (ONS) determinou o corte de carga de aproximadamente 800 MW em cumprimento ao procedimento padronizado para a estabilização do sistema elétrico nacional.  

A Aes Sul e a CEEE também confirmaram ter acatado a ordem nacional. Na primeira, o corte chegou a 176 MW. Na segunda, a 100 MW, desabastecendo, parcialmente, os municípios de Alvorada, Butiá, Camaquã, Charqueadas, Dom Pedrito, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Jerônimo e Viamão.

Outras companhias, como a Eletropaulo, Copel e Light confirmaram a orientação do ONS. O “apagão” também atingiu consumidores de energia nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Amapá. Até o fechamento desta edição, não havia posicionamento oficial do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

Gostou? Compartilhe