A queda no movimento nesta época de férias já era esperado pelo Hemopasso, mas a redução foi ainda maior que as estimativas. Ontem (20), por exemplo, cerca de 16 doadores compareceram na unidade, que abastece 139 municípios da região. A média das últimas semanas está entre 15 e no máximo 20 doações, metade da estimativa para o período entre dezembro e fevereiro, que é de aproximadamente 40 doações diárias.
O número de doadores está caindo desde o final do mês de dezembro. A coordenadora de Captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, informou que próximo ao Natal, a queda superou a estimativa em até 30%. Já nos últimos dias, a situação é ainda pior, não passando de 20 doadores diários. “O movimento está muito fraco. A época de férias e este período de chuva afasta os doadores, principalmente as pessoas que vem de outros municípios”, disse Alexandra.
O estoque está em sinal de alerta. “Estamos preocupados porque pode faltar plaquetas, que é um hemocomponente que tem validade curta de cinco dias. Por isso, fizemos um apelo para doadores de qualquer grupo sanguíneo”, salientou a coordenadora de Captação do Hemopasso.
Uma das ações que estão sendo feitas pela unidade é o atendimento aos sábados. No entanto, a procura não está atingindo a estimativa. “Esperávamos 80 pessoas aos sábados, mas estamos recebendo cerca de 30 a 40 doadores”, ressaltou Alexandra.
Doar sangue é um ato de solidariedade. “Ainda não temos substituto para o sangue, apesar da grande evolução tecnológica. Doar sangue pode salvar uma vida”, enfatizou a coordenadora de Captação.
O morador de Serafina Corrêa, Roberto Carlos Rossatto, 30 anos, procurou o Hemopasso na manhã de terça-feira e doou pela primeira vez. “Tenho um colega internado aqui em Passo Fundo e aproveitei para doar. Foi bem tranquilo e agora vou doar outras vezes. É importante, porque nunca sabemos o dia de amanhã. Vai saber se um dia eu também não vou precisar”, declarou o doador.
Atendimento
O Hemopasso está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 8h às 13h30, e aos sábados das 7h às 11h. Informações e agendamentos pelo telefone (54) 3311-5555.