Um encontro na tarde desta terça-feira (20) reuniu representantes do Centro Municipal de Professores de Passo Fundo (CMP-PF) e da Secretaria da Educação para tratar sobre o calendário escolar 2015, que está sendo elaborado pelo município. Conforme a coordenadora de Educação, Marla Debastiani Maffi, o calendário ainda não está concluído, mas já contém sugestões e orientações da Prefeitura. “O que temos até agora é uma prévia para o calendário definitivo, um orientador para as escolas”, explicou Marla.
No calendário, estão previstas datas como abertura do ano letivo, feriados, formação e capacitação para professores, além do cumprimento dos duzentos dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O calendário também é discutido com a rede estadual de ensino e com as escolas particulares, para que não exista choque de datas. “Muitos dos professores da rede municipal também atuam em escolas do Estado e particulares, por isso, é preciso que o calendário não apresente choque de datas e horários para estes profissionais”, esclareceu o secretário de Educação, Edemilson Brandão.
O documento, que serve como orientação, é importante para que haja uma organização em relação à programação a ser seguida pela rede pública municipal de ensino. Após a conclusão do calendário, as escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil encaminham à Secretaria da Educação o calendário adaptado com as datas definidas pela escola. A data limite para a entrega neste ano é 15 de abril. Após o recebimento, a secretaria faz a análise final e a aprovação do calendário.