Em menos de um mês, os alunos das escolas particulares de Passo Fundo estarão iniciando o ano letivo de 2015. O retorno, marcado para o dia 18 de fevereiro, já está sendo preparado por direção, coordenação, funcionários e professores dos educandários. Juntos, o Colégio Salvatoriano Bom Conselho, Colégio Marista Conceição e Rede de Educação Notre Dame devem receber pelo menos 4,6 mil estudantes. Para dar as boas vindas, as escolas já organizam atividades diferenciadas e melhorias na aparência e infraestrutura.
No colégio Marista Conceição, onde devem ser recebidos cerca de 1.100 alunos no primeiro dia de aula, o período de férias está sendo utilizado para que uma série de adequações estruturais sejam realizadas. “O colégio estará de cara nova e de acordo com o padrão implementado pela Rede Marista”, destacou a direção. A revitalização do prédio iniciou em 2014 e contou com a lavagem de toda a estrutura e o início da pintura externa e interna. Além disso, para melhorar a acessibilidade e circulação pela escola, será instalado um elevador no colégio. Entre as inovações tecnológicas, o Marista Conceição vai apostar ainda na instalação da rede sem fio de internet, além dos recursos multimídia como lousa interativa, projetor e computador que deverão estar presentes em todas as salas de aula do Ensino Fundamental e Ensino Médio em 2015.
Já no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, as reformas começaram ainda em 2013 quando foram inauguradas as novas fachadas e também a instalação das catracas eletrônicas para monitoramento e segurança dos alunos. Neste ano, com o início das férias escolares, foram iniciadas as reformas internas que devem estar prontas até a volta às aulas. Entre as mudanças, a escola destaca a pintura das salas, corredores e pátio, manutenção de climatizadores e das lousas interativas, ampliação e melhoria do parque infantil e compra de novos materiais. Além disso, em decorrência do aumento no número de alunos matriculados, foram criadas novas salas de aula. Em 2015 o colégio comemora 65 anos e deve atender mais de 900 estudantes. A coordenação frisa ainda que no retorno sempre são realizadas atividades especiais. “Sempre há uma atenção especial para este período. Queremos que os alunos voltem às aulas motivados para o estudo e, por isso, não medimos esforços para que se sintam bem na sua chegada. Cada turno tem uma preparação diferente”.
Na Rede de Educação Notre Dame, com estudantes e professores em férias, as equipes de funcionários trabalham firme para deixar o Colégio Notre Dame e a Escola Notre Dame Menino Jesus em dia para o início do ano letivo. Nesta época do ano, a atenção está voltada para a manutenção, limpeza, reformas e pinturas necessárias. Ainda no retorno das atividades acadêmicas, o colégio apresentará à comunidade educativa algumas novidades referentes à ampliação de sua estrutura. Ao todo, devem regressar às aulas a partir do dia 18 de fevereiro, 2.660 estudantes entre o Colégio Notre Dame, Escola Notre Dame Menino Jesus e Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel. Além disso, durante a chamada Semana Pedagógica, os professores participarão de estudos em conjunto por áreas do conhecimento e níveis de Ensino e devem preparar a recepção para os alunos. Como a volta é gradativa, em especial para os alunos da Educação Infantil, as atividades devem acontecer ao longo dos três primeiros dias da semana de retorno.