A Prefeitura contratará uma consultoria para produzir o termo de referência e o edital da licitação do transporte público de Passo Fundo. Durante o ano de 2014 foram realizadas cinco audiências públicas nos principais bairros da cidade, uma setorial e além de uma pesquisa com os usuários através do site da Prefeitura.
Segundo o secretário de transportes e serviços gerais, Cristiam Thans, este é o próximo passo para a elaboração do edital. “Estamos analisando as empresas e instituições que existem no mercado que façam este trabalho que é extremamente técnico”, relata. A previsão é de que a consultoria esteja contratada nos próximos meses. “Se for uma instituição, como a UFRGS, não há necessidade de licitação, se for uma empresa abriremos um edital específico para esta etapa. Finalizado o termo de referência, lançaremos o edital para contratação da empresa responsável pelo transporte ainda 2015”, afirma.
Thans explica que a consultoria deverá apresentar sugestões quanto à nova rede, os valores da tarifa, o dimensionamento da oferta e os modelos de bilhetagem eletrônica e passagem integrada. Também deverá apresentar as estratégias licitatórias e a minuta do edital e seus anexos. “O edital levará em conta a opinião da comunidade sobre o atual modelo e o que eles esperam a partir da licitação”, disse.