Conclusão da obra está prevista para final de março

Retirada ou não de estacionamento na Vera Cruz será decidida após recontagem do fluxo de veículos

Por
· 2 min de leitura
Projeto prevê a ligação entre os bairrosProjeto prevê a ligação entre os bairros
Projeto prevê a ligação entre os bairros
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As obras do Anel Viário de Passo Fundo devem ser concluídas até o final do primeiro trimestre deste ano. A informação é da secretária municipal do Planejamento, Ana Paula Wickert. De acordo com ela, as obras estão dentro do cronograma previsto no contrato e já no final de março as ligações entre os principais bairros da cidade poderão ser utilizadas em sua totalidade. “As obras do Anel estão dentro do cronograma do contrato. A empresa que venceu a licitação não retomou as atividades ainda em 2015, está parada momentaneamente, mas retorna nos próximos dias. Além disso, a prefeitura está constantemente trabalhando nisso, com a parte de drenagem e outras adequações necessárias”, afirma.

A única pendência nesse momento é quanto à abertura da rua dentro do quartel, para estender a rua Eduardo de Britto. “Estamos aguardando, porque o Exército não nos mandou uma posição final, definitiva sobre a negociação. Fizemos todas as tratativas, respondemos tudo conforme nos foi solicitado, porém ainda não recebemos do Exército as definições sobre a abertura da Eduardo de Britto”, completa.
Com relação ao estacionamento no bairro Vera Cruz, que havia sido retirado no final de 2013 com o objetivo de melhorar o fluxo na Avenida Rio Grande, mas que foi recolocado após tratativas da comunidade pelo período de mais um ano (prazo esse que se encerrou em 1º de dezembro de 2014), ainda não há uma posição definitiva. Segundo a secretária, o estacionamento ainda está sendo mantido em virtude de que as obras ainda não foram finalizadas. “Quando terminarmos a parte da obra que conecta o bairro Boqueirão com o bairro Vera Cruz vamos fazer a contagem de veículos e verificar a necessidade ou não de retirar o estacionamento, conforme foi tratado com a comunidade. Ainda não mexemos lá porque a obra não ficou pronta. Depois faremos um trabalho direto com a comunidade e não vai ser retirado nada sem que haja uma recontagem, medida de fluxo e verificação da necessidade”, garante.

Obras complementares
Além do Anel Viário, diversas outras obras e adequações estão sendo feitas com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e evitar acidentes. Uma delas é a modificação na rua General Osório, que passa a ter mão-dupla no centro da cidade. “Essas obras complementares estão dentro do nosso Estudo de Mobilidade Urbana. Estamos trabalhando junto com os indicativos, tais como de organização dos fluxos na cidade que já começaram a ser implantados desde 2014, que são os binários, as ruas de cruzamentos, o aumento da permeabilidade da cidade tanto no sentido Leste/Oeste quanto Norte/Sul. Já abrimos a rua Capitão Eleutério, o que ficou muito bom e tem a ver com essa particularidade de diminuir o fluxo em outras ruas, como vem acontecendo na Coronel Chicuta, por exemplo”, explica Ana Paula.

 

Gostou? Compartilhe