Para quem não é muito fã e tem que incorporar a salada no dia a dia precisa aprender a se adaptar e a satisfazer os seus sentidos como o visual e o paladar. O acompanhamento deve ser de pelo menos duas das refeições diárias que fará sim, muita diferença na sua nutrição! O consumo de salada ajuda a manter a forma. Isso é explicado pela sensação de saciedade que os componentes possuem, quando ingeridas em uma boa quantidade.
A maneira mais eficaz de ter uma alimentação saudável é criando hábitos saudáveis. Pode até parecer difícil no início, mas quando se cria o hábito de comer salada todos os dias, o nosso organismo que é muito inteligente e para manter as necessidades de doses diária de vitaminas e minerais passa a agir e aí vai ser difícil viver sem salada e ver a ação como um esforço consciente e se torna natural.
Para que as saladas comecem a aparecer na mesa diariamente e se tornem um hábito aqui vão algumas dicas:
-Não deixe faltar vegetais. Se houver uma visual de cores sempre que abrir a geladeira se sentirá inspirado pra criar deliciosas saladas, diariamente.
-Quando chegar da feira/supermercado não deixe seus vegetais murchando. Guarde-os imediatamente na geladeira (alguns vegetais, como cebola e alho, não precisam ser refrigerados) e tente mantê-los visíveis.
-Lave as folhas (alface, rúcula, couve, espinafre…) e retire o excesso de água e guarde dentro de um recipiente de plástico (ou de um saco plástico) grande. Assim elas ficarão fresquinhas por muito mais tempo e ganhará tempo na hora de prepará-las.
-Salada crua é muito mais do que o dupla tomate-alface. A quantidade de legumes que podem ser degustados crus é muito grande: beterraba, cenoura, pimentão, repolho, abobrinha, espinafre, couve, aipo, acelga, funcho (erva-doce), rabanete… Pra variar ainda mais os sabores, pense em incluir frutas em suas saladas como abacate, maçã, manga, morango, pera entre outras, como também misturar com carnes de ave ou gado, ovos e frios tipo queijos e peito de peru.
- Para deixar a salada ainda mais nutritiva e saborosa acrescente um punhado de oleaginosas (castanhas, amêndoas, sementes de girassol, sementes de abóbora, linhaça…).
- Elas podem ser servidas como entrada, acompanhamento ou prato principal.
- Mas de nada adianta acertar na escolha das verduras e dos legumes e errar no tempero, usando um excesso de sal e/ou molhos gordurosos.
Veja algumas opções de folhas para usar:
Alface (lisa, crespa, roxa ou americana) - Contém somente 16 calorias em 100 g. Além disso, sua composição é de 95% de água. A hortaliça rica em vitaminas A, E, C, B1, B2 e B3. Possui sais minerais, como enxofre, silício e fósforo, que são ótimos para a saúde dos cabelos e da pele.
Chicória - 20 calorias em 100 g. Riquíssima em vitaminas (A, B2 e B5) e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Agrião - Cerca de 100 g têm só 18 calorias. Ótima fonte de vitaminas, como A, C, B6, B3, além e de sais minerais, como manganês, zinco e cálcio (combate a osteoporose).
Rúcula - Cerca de 100 g contêm 17 calorias. É rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, enxofre e ferro.
Couve - também é pouco calórica: 25 calorias em 100 g. É repleta de fibras, que aumentam a sensação de saciedade.
É muito bom ter hábitos saudáveis, mas eles só vão durar se também for uma fonte de prazer, para que isso aconteça procure mudar a cabeça e se delicie.
Salada com molho de manga Ingredientes: - 1 maço de agrião (do tamanho do fundo do seu prato) - 2 colheres de sopa de blueberries desidratadas - 8 nozes - 1/2 manga em tirinhas - 3 fatias de queijo branco em tirinhas
|
Para o molho: - 2 colheres de sopa de iogurte natural cremoso sem açúcar - 2 colheres de azeite de oliva extra virgem - 1 colher de sopa de mostarda - 3 colheres de manga picada Bata tudo com o mixer até ficar um creme homogêneo. Montagem: Forre o fundo do prato com o agrião, disponha as tirinhas de manga e queijo, coloque as berries e as nozes quebradas ao meio. Regue com o molho.
|