OPINIÃO

Uma senhora e seus problemas

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No último mês de 2014 o município de Getúlio Vargas comemorou seus 80 anos. Sua sede, no entanto, tem pouco mais de 106 anos e foi devidamente projetada por Severiano de Souza e Almeida, com suas ruas alinhadas e espaços reservados para a instalação de praças, escolas e prédios públicos. Apesar da vitalidade a centenária comuna revela problemas que se arrastam ano após ano. No entanto o foco desta coluna é a água, que alias motivou a escolha do local para a instalação da sede da Colônia Erechim no longínquo ano de 1909.

I I
O Rio dos Índios, nosso Abaúna, que tem sua nascente em Erebango, continua fornecendo a água de excelente qualidade, captada, tratada e distribuída pela Corsan. Até o final da primeira década do século passado a maioria das casas era abastecida pelos poços, que foram perdendo sua utilidade na medida em que a rede de água foi sendo estendida, primeiramente no centro e depois para os bairros.

I I I
Toda a rede de abastecimento está, na sua grande maioria, sob o calçamento, e desde sempre a necessidade de manutenção implica na penosa escavação. Como os canos das adutoras são de materiais diversos, e na maioria deles muito antigos, o problema vem se avolumando. Uma empresa terceirizada faz a manutenção, ou melhor, os remendos, e em muitos casos deixando problemas diversos como buraco, terra, brita e pedras soltas.

I V
Só na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre as Ruas Albino F. Holzbach e Frei Gentil foram pelo menos oito casos em menos de um ano. Em frente ao número 451 um buraco foi aberto há mais de duas semanas e desde então dificultando o trânsito. Na madrugada de quinta-feira (22) o rompimento de um cano, também na mesma via, provocou a perda de milhares de litros de água, deixou centenas de residências sem abastecimento, e demandou pelo menos oito horas de trabalho.

Curtas:
# Mal assumiu o comando da 3ª Cia da BM de Getúlio Vargas o Capitão Ailton César Trindade já se interou das demandas dos municípios sob sua circunscrição.
# Durante reunião com o prefeito Marcelo D’Agostini (PP), de Sertão, e integrantes do primeiro escalão e do legislativo, o militar apresentou as metas e ações que devem melhorar o serviço no município.
# O aumento do efetivo e o incremento do policiamento preventivo na cidade, distritos e interior foi anunciado pelo Capitão.
# Outra proposta inovadora, ao menos na região, será a instalação de câmaras de monitoramento e vigilância.
# O tema será apresentado as dirigentes das entidades locais como ACISAS-CDL, Sindicatos Rural, dos Trabalhadores Rurais, entre outros.
# Com a licença da vice-prefeita Ana de Oliveira (PMDB) o vereador Fernando Barp (PCdoB), presidente do legislativo, assumiu o governo do município de Erechim.
# A transmissão do cargo ocorreu na última terça-feira (21) e pela primeira vez na história um militante do PCdoB assume o governo de um município da região de  abrangência da Amau.
# Formado em História o líder comunista chegou em Erechim para estudar como bolsista do Prouni, e na eleição de 2012 foi o candidato a vereador mais votado.
# Os acontecimentos das primeiras semanas do governo Sartori (PMDB) apontam que os problemas vão bem além da falta de dinheiro e da polêmica em torno dos reajustes aprovados pela Assembleia.
# A escolha de Clair Kuhm (PMDB) para presidência da Emater/RS provocou reações contrárias do Crea/RS, Sindicato dos Engenheiros, Sociedade de Agronomia, entre outros.
# Apesar da reação negativa o ex. prefeito de Quinze de Novembro foi empossado para o cargo na sexta-feira (23).
# Outro problema envolve Ana Maria Pellini, Secretária do Meio Ambiente, que deverá devolver a Fepam R$ 11.693,03, correspondente a uma condenação por assédio moral que a entidade sofreu.
# Na ocasião Pellini era diretora-presidente da fundação, durante o governo de Yeda Crusius (PSDB) e a condenação foi na 4ª Vara da Fazenda Pública, de Porto Alegre.

Dito & Feito:
A elucidação de todos os homicídios ocorridos nos últimos três anos no Alto Uruguai mereceu destaque na imprensa nacional. O mérito é do Grupo de Investigações Especiais de Erechim (GIEE), idealizado e criado pelo delegado Gerson Cavedini Fraga. Com 35 anos de serviços na área da segurança pública, o delegado Gerson foi o titular da DP de Getúlio Vargas por 18 anos e desde 2006 trabalha em Erechim. Ele responde pela Delegacia Regional de Polícia, com jurisdição em 27 Delegacias dos 37 municípios de abrangência.

 

Gostou? Compartilhe