Boletim do Inmet aponta El Niño no próximo trimestre

Fenômeno é conhecido pela grande quantidade de chuvas e aumento do padrão da temperatura e deve atuar nos meses de fevereiro, março e abril

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

As chuvas vem sendo uma constante no clima desde o início do mês de janeiro. E esta semana não será diferente. A previsão aponta instabilidade em quase todos os dias e inclusive risco de temporais. De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a semana será instável, com pancadas de chuva ocasionais e até possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. “Há risco de temporais ate quinta-feira”, comenta o observador.

Nesta terça-feira (27), a temperatura deve variar entre a mínima de 20ºC e a máxima de 30ºC em Passo Fundo. Na quarta-feira (28) a temperatura mínima permanece a mesma, mas a máxima deve chegar até os 31ºC. Para a quinta-feira (29) a previsão é de que o calor dê uma pequena trégua, com a mínima em 18ºC e a máxima não passando dos 28ºC. Na sexta-feira (30) a mínima desce mais um pouquinho, ficando em 16ºC e a máxima novamente vai aos 28ºC.

Com relação à chuva, no mês de janeiro já foram registrados, até a tarde desta segunda-feira (26), 327 milímetros, o que corresponde a 118% acima da normal histórica, que é de 150 milímetros para o primeiro mês do ano. “Este é o segundo maior volume dos últimos 35 anos. Até então, o maior volume para o mês de janeiro foi registrado em 1996, quando a quantidade de chuva chegou a 355 milímetros. Mas se a previsão se confirmar, corre-se o risco de ter o maior volume de chuvas este ano”, destaca Sampaio.
E o prognóstico para o trimestre aponta a ocorrência do fenômeno El Niño para os meses de fevereiro, março e abril, que tem como principal característica as chuvas acima da média. “Até agora as temperaturas estão dentro da média, mas o prognóstico do Inmet aponta temperaturas e chuvas acima da média para os próximos meses”, completa o observador. O boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) enviado este mês diz que a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial permaneceu com anomalias positivas, padrão característico de evento El Niño.

O prognóstico
A permanência das anomalias positivas da TSM no Pacifico Equatorial, juntamente com as anomalias positivas de TSM no Atlântico Sudoeste são indicadores favoráveis para a manutenção da precipitação entre o padrão climatológico e pouco acima para o próximo trimestre no Estado. Com o possível aumento da precipitação, as temperaturas também serão afetadas mantendo anomalias positivas, principalmente, nas mínimas.

Gostou? Compartilhe