Manifestação
O presidente do PP municipal, Valdir Mendes, encaminha correspondência à colunista para informar que no dia 22 o partido realizou sua primeira reunião ordinária do ano. Segundo ele, o debate foi produtivo. “Estamos muito otimistas com relação a 2015, pois estamos dando a largada para as próximas eleições municipais, visando constituir uma grande bancada na Câmara e ter Candidatura própria para o Executivo.” Informou que o presidente estadual, Celso Bernardi, está enviando um interlocutor do diretório estadual “para tentar ‘harmonizar’ a situação de desentendimento ocorrida nas últimas eleições, o que não aconteceu até o momento". Sobre as desfiliações, disse que elas fazem parta da dinâmica dos partidos. “A dinâmica e a busca de espaços permanentes é normal, diante da atual política partidária brasileira, o vai-e-vem de filiados”. Por fim, Mendes, disse que nos próximos encontros serão registradas filiações importantes ao PP.
Pegou mal
A deputada Marisa Formolo concedeu medalhas para parentes, na última semana de mandato no Parlamento Gaúcho. Não pegou bem. A repercussão negativa foi enorme e o PT, seu partido, sugere que ela devolva as medalhas.
Papel
Aqui em Passo Fundo, a Câmara de Vereadores aprovou, no ano passado, projeto de autoria do vereador Sidnei Ávila, PDT, denominando a Unidade de Saúde do Valinhos de Sebastião Ávila, em homenagem ao próprio pai. O projeto teve resistência da comunidade, que entregou abaixo assinado ao prefeito. O fato é que ele foi aprovado, mas a unidade foi inaugurada com outro nome. A relação entre as duas situações é que os legisladores deveriam saber que não estão nos parlamentos (em todas as suas esferas) para homenagear parentes, amigos e a companheirada. O papel é outro.
Estratégia
Notícia da Folha de São Paulo de ontem diz que as mudanças nas regras trabalhistas como seguro desemprego e abono salarial já estavam definidas antes mesmo das eleições de outubro do ano passado. O fato é que durante a campanha, a presidente Dilma acusava seus opositores, especialmente Marina Silva, de tentar mudar benefícios trabalhistas. A candidata do PSB perdeu muito tempo tentando desmentir. Agora se vê que a estratégia era justamente esta: mudar o foco.
Organização
É elogiável a capacidade de organização interna do comando do 3º RPMon. Durante a Copa do Mundo, em 2014, a região não sentiu falta dos policiais que se deslocaram à Capital para reforçar a segurança. E, agora, o Regimento já está organizado para enfrentar a falta de policiais que estão na Operação Golfinho, de férias e para se adaptar a norma de redução no pagamento das horas extras.