Uma das decisões mais importantes durante a gravidez é a escolha do local de nascimento da criança. Segurança e conforto para a mãe e o bebê são fundamentais desde a entrada no hospital, até o momento da alta. Cada detalhe da internação é planejado pela equipe da Maternidade do Hospital da Cidade de Passo Fundo, essa preocupação se reflete no atendimento da equipe e nas instalações reestruturadas recentemente “As pacientes atendidas através do Sistema Único de Saúde, convênios e particular tem a mesma estrutura à disposição e atendimento de uma equipe multiprofissional de residência médica, enfermagem, assistência social, nutrição e psicologia” explica a enfermeira obstetra Josiele Carlotto.
O alojamento conjunto é uma opção oferecida pela maternidade do HC, que permite um contato contínuo do bebê com os pais desde as primeiras horas de vida, incentivando o aleitamento materno e permitindo o aprendizado e a prática dos primeiros cuidados com o recém-nascido. A estrutura à disposição – duas novas salas de parto, sala de cesáreas, sala de pré-parto e sala de recuperação pós-cirúrgica – aliada ao atendimento multiprofissional e interdisciplinar de equipe especializada contribuiu para o aumento do número de atendimentos da Maternidade HC. No ano passado foram registrados 725 nascimentos, número maior que 2013, quando foram registrados 575 nascimentos.
Os casos de urgência e emergência 24H em gestações de baixo e alto risco são atendidos na Maternidade, com a presença de, no mínimo, um preceptor e um residente “Em casos de urgência e emergência todas as gestantes são encaminhadas diretamente à maternidade sem a necessidade de passar pela Unidade de Emergências Médicas. Isso resulta em um atendimento mais rápido das gestações, inclusive anteriores há 22 semanas” esclarece a enfermeira.