OPINIÃO

Fontes em Off - 28/01/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conselho Tutelar I
A demanda no Conselho Tutelar de Passo Fundo tem aumentado significativamente. São denúncias cada vez mais graves. Só no ano passado, foram encaminhados para avaliação do Centro de Estudos e Proteção à Infância e à Adolescência (CEPIA) cerca de 300 casos suspeitos de abuso sexual. “São confirmados abusos em cerca de 80% desses casos. São denúncias que exigem visitas semanais, mensais, encaminhamentos para a rede, verificar se o abusador não está próximo, comunicações ao Ministério Público, e, às vezes, fica difícil dar conta”, disse o conselheiro tutelar.

Conselho Tutelar II
Além das ocorrências de abuso, as de agressões físicas também aumentam. “As pessoas estão denunciando mais. E é o dever da família e da sociedade zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Temos também 80 crianças acolhidas judicialmente nas casas de acolhimento que também precisam dos nossos serviços”, destacou Franco.

Distritos
A Secretaria Municipal do Interior, está realizando serviços de patrolamento na Estrada Geral dos distritos de Santo Antônio do Capinzal e Pulador, além da canalização no distrito de São Roque, na comunidade de Vila Colussi. O serviço de patrolamento é feito para dar melhores condições de trafegabilidade para moradores e trabalhadores que transitam diariamente pela estrada. A secretária do Interior, Liliane Rebechi, ressalta que este tipo de serviço é realizado periodicamente e tem a intenção de facilitar o tráfego das pessoas que dependem das estradas do interior do município para trabalhar, transportar os produtos comercializados pela agricultura familiar, laticínios, avicultores e outros, bem como para o escoamento da safra.

Informatização
A rede municipal de saúde está sendo informatizada para melhor atender aos usuários. Uma capacitação foi realizada com Agentes Comunitários de Saúde para operação do sistema E-SUS, a plataforma do Ministério da Saúde que engloba o prontuário da família e dos pacientes cadastrados nas Unidades de Saúde da Família. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, em breve, todas as unidades passarão a operar neste sistema, com realização de cadastro individual e domiciliar, além da digitação da produção diária. “Conjugado aos treinamentos, está sendo implantando um sistema de fibra óptica que interligará todas as unidades de saúde. Também, serão adquiridos em torno de 150 computadores”, frisou o secretário. Atualmente, as unidades Nenê Graeff, Lava Pés e Santa Marta já operam neste sistema.

Inauguração do Crematório
Para marcar oficialmente a inauguração do Crematório, do Memorial Vera Cruz realizará uma cerimônia no dia 05 de fevereiro, que contará com convidados.

Gostou? Compartilhe