No dia 17 de janeiro de 2015 foi comemorado o Jubileu de Ouro Sacerdotal do padre Rudi Aloysio Hippler, que atua desde 1999 como Capelão do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo. Em uma missa especial realizada no dia 24 de janeiro de 2015, na Capela do HSVP, padre Rudi recebeu homenagens dos Vicentinos, que integram a diretoria, e da direção administrativa do hospital.
A missa organizada pela Pastoral de Saúde contou com a participação do Coral dos Funcionários do HSVP. Em um breve histórico, as integrantes da pastoral evidenciaram que Padre Rudi nasceu no dia 22 de fevereiro de 1936, na localidade de Bom Princípio, interior do município de Santo Cristo, então distrito de Santa Rosa. Em 1949 entrou para o seminário da Sagrada Família de Santo Ângelo. Após ter emitido votos perpétuos e iniciado estudos de filosofia, atuou como formador e professor. No ano de 1962 foi enviado para a Roma, onde cursou Teologia na Universidade Gregoriana dos padres Jesuítas. As atividades como sacerdote iniciaram no seminário Jesus, Maria, José, de Rio Pardo, onde exerceu o papel de professor de seminaristas. Dos 50 anos de vida sacerdotal, ele dedicou 29 anos às atividades pastorais em diversas paróquias.
Em seu pronunciamento, padre Rudi afirmou que não fez mais do que deveria fazer em seus 50 anos de dedicação à vida sacerdotal. “Agora são tempos novos e Deus quer pessoas novas, gente com práticas novas. Portanto, para nos tornarmos criaturas novas, em primeiro lugar temos que acreditar em Jesus Cristo e em sua palavra”. Com o lema “Assim como o Pai me enviou, Eu também Envio vocês” (Jo 20,21), o sacerdote conclamou para que os jovens, especialmente, ouçam a sua vocação sacerdotal e que façam parte da igreja católica. “Vale a pena ser sacerdote. Eu não me arrependo de nada nesses 50 anos de sacerdócio”.
Diariamente, padre Rudi conforta os pacientes internados no Hospital São Vicente de Paulo. Em postos de internação, CTI´s e nas mais diversas unidades, ele dedica-se a levar a palavra de Deus e a reacender o sentimento de esperança e fé nas pessoas hospitalizadas. Nesse sentido, o presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, enalteceu a importância do pároco para os pacientes que se sentem fortalecidos no enfrentamento da dor e ao longo do tratamento médico. “Desde 11 de fevereiro de 1999, padre Rudi é o Capelão do Hospital São Vicente. Ele é incansável ao desempenhar seu papel de levar esperança às pessoas enfermas, que precisam de fé e força para restabelecerem sua saúde. Por isso, nós reconhecemos esse trabalho que é um exemplo a ser seguido”, ressaltou Lima. A missa alusiva ao Jubileu de Ouro Sacerdotal também foi celebrada pelos padres Marcos Bruxel, da Sagrada Família de Santo Ângelo e José Signor, da Sagrada Família de Passo Fundo.