Beleza e gestão podem – e devem – andar juntas. Esse é o objetivo do Projeto Qualificar o Setor da Beleza da Regional Planalto do Sebrae/RS. Uma iniciativa que começou no ano passado e já está dando frutos em qualidade, melhores serviços e faturamento para as empresas. O projeto, com atividades até o final de 2016, ainda tem vagas abertas para Microemprendedores Individuais (MEIs) e para micro e pequenas empresas do setor da região de Passo Fundo e Carazinho.
A gestora de comércio e serviços do Sebrae Planalto, Janaina Altmann Bangemann, informa que o objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da administração dos negócios e incentivar a cooperação entre as empresas participantes e parceiros locais. O trabalho abrange temas como atendimento ao cliente, ambiente do salão, formação de preços, técnicas inovadoras, divulgação e promoção de serviços, planejamento de negócios, controles gerais, fluxo de caixa e faturamento.
Ao longo de dois anos são realizadas consultorias, cursos, palestras e capacitações, além de visitas a grandes eventos nacionais e até internacionais do segmento de beleza, como a Cosmoprof Worldwilde Bologna, na Itália, e a Hair Brasil, em São Paulo. A empresária Léa Casarin tem um salão em Passo Fundo e descobriu no projeto uma plataforma para ampliar seu negócio com segurança. “Quando inaugurei há 8 anos, tive de diminuir o espaço um tempo depois. Por isso tinha medo de dar um passo errado e ampliar a empresa”, reconhece. Léa buscou o apoio do Sebrae e agora comemora sua nova estrutura. “O salão passou de 40 metros quadrados para 120 metros quadrados. Ofereço serviços de depilação, estética, pilates e até nutricionista”, conta a empresária. O faturamento também cresceu. Com vendas 40% maiores e melhor controle da gestão, a proprietária agora pode ensinar a receita aprendida. “Quem vem aqui não faz só cabelo. Faz depilação, pilates, estética. Tudo isso agrega valor. A cliente pode fazer tudo em um lugar só”, resume.
Para se inscrever para o Projeto Qualificar o Setor de Beleza ou obter mais informações, basta entrar em contato com a Regional Planalto pelo telefone (54) 3311-3911, ou diretamente com a gestora Janaina Altmann Bangemann no número (54) 9974-8993.