Em pleno verão, a temperatura chegou aos 13,5ºC na última sexta-feira (30). O declínio é devido ao ar frio que chegou na tarde de quinta-feira (29). De acordo com a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, as temperaturas mínimas neste sábado e domingo devem ficar em torno dos 15ºC. O mês de janeiro também termina registrando o segundo maior volume de chuva dos últimos 35 anos.
O sábado deve registrar temperaturas entre os 15ºC e 26ºC com céu parcialmente nublado a nublado. No domingo, as temperaturas começam a entrar em elevação. A mínima será de 16ºC e a máxima de 28ºC. A nebulosidade aumenta e podem ocorrer pancadas de chuva. Na segunda-feira, também há previsão de pancadas de chuva e as temperaturas devem ficar entre os 18ºC e 30ºC. Já na terça-feira, o céu deverá ser parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima prevista é de 18ºC e a máxima de 28ºC.
Volume de chuva acima da média
A chuva marcou o mês de janeiro, que registrou o segundo maior volume de chuva dos últimos 35 anos com 335 milímetros, o que representa 121% acima da média para o período. O maior volume foi registrado apenas em 1996, com 355 milímetros. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a quantidade de dias com céu encoberto e de chuva contribuíram para que não houvessem as temperaturas máximas características do mês de janeiro. “No ano passado, tivemos uma onda de calor intensa nos primeiros 20 dias de janeiro, acima dos 32ºC. Em 2015, tivemos apenas dois dias que chegaram aos 32ºC”, observou Sampaio.
Prognóstico pata o trimestre: El Niño
Sampaio informou que, conforme o prognóstico do Inmet para os meses de fevereiro, março e abril, as temperaturas e precipitações deverão ficar acima da média devido a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial que permaneceu com anomalias positivas, padrão característico de evento El Niño.