A Azul realizou nesta sexta-feira (30) a última conexão entre Porto Alegre e Passo Fundo, pelos aeroportos Lauro Kortz e Salgado Filho. O último voo para à Capital ocorreu às 12h40. Já o último desembarque em Passo Fundo aconteceu às 18 horas. A rota, que durou pouco mais de um ano, chegou a ter duas conexões diárias durante alguns meses, com uma média de 85% de ocupação, o que é superior a média nacional da Azul. Mesmo assim, a excelente demanda não foi o suficiente para que a empresa mantivesse a rota. O cancelamento, segundo a assessoria de imprensa da Azul, fez parte da estratégia da companhia.
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, a comissão pró manutenção dos voos diretos para Capital, criada em dezembro por quase 20 entidades da região, ainda aguarda pelo agendamento de uma reunião com a direção da Azul. Nesta sexta-feira (30), o secretário fez um novo contato com o Assessor da Presidência para Assuntos Institucionais na Azul, Ronaldo Veras, que confirmou que vai receber a comissão. “Vamos conversar novamente com o Ronaldo Veras na próxima segunda-feira para acertar uma data. Ele se prontificou em nos receber para ouvir a nossa insatisfação e para que ele nos apresente de forma oficial os motivos do cancelamento”, disse.
Novo destino
A partir do dia 20 de fevereiro, a Azul começa a operar a opção de voos para Curitiba, através do aeroporto Afonso Pena. De Passo Fundo, o voo partirá às 15h40, com previsão de desembarque às 16h52 em Curitiba (exceto aos sábados). O embarque inverso acontece às 14h com previsão de desembarque no Aeroporto Lauro Kortz às 15h15 (também exceto aos sábados). As passagens já estão à venda no site da companhia com preços promocionais que custam entre R$ 49,90 e R$ 79,90. Nesta nova operação, a Azul oferece conexão para Porto Alegre, mas o tempo previsto para viagem é de quase cinco horas. O valor das passagens não foram disponibilizadas ainda pela empresa.