A Prefeitura de Passo Fundo inaugurou em agosto de 2014 o Ambulatório de Feridas Crônicas. O local, especializado em tratamento feridas decorrentes do diabetes, úlcera venosa, escara de decúbito (pessoas que são obrigadas e permanecer na mesma posição por muito tempo, como por exemplo vítimas de paraplegias) entre outras situações, conta com acompanhamento feito por duas enfermeiras e por um médico, que realiza a avalização de cada paciente.
De acordo com a enfermeira responsável pelo Ambulatório, Mirleide Silva Dias, cerca de 20 pacientes já passaram por tratamento no local, sendo que cinco deles concluíram o tratamento com sucesso. “No caso desses cinco pacientes, a ferida já cicatrizou por completo, por isso damos por encerrado o tratamento”, explicou Mirleide. A enfermeira informa ainda que o paciente é orientado a retornar ao Ambulatório diante de qualquer alteração no ferimento: “caso o ferimento abra, ou o paciente perceba qualquer alteração, orientamos que retorne para que possamos reavaliar o ferimento”, disse.
O tratamento realizado no Ambulatório de Feridas Crônicas é feito a partir da utilização de curativos especiais, que possuem cobertura e medicamentos diferenciados, próprios para acelerar a cicatrização. Os curativos duram até 7 dias. Paulo Martins é diabético e procurou o Ambulatório no final do ano passado para tratar uma ferida aberta há mais de um mês. Ele conta como foi o atendimento e o tratamento feito no local. “Eu vinha até aqui umas 3 vezes por semana, para trocar os curativos. Fui muito bem atendido e graças ao tratamento eficaz o ferimento hoje está fechado e curado”, afirmou o paciente.
Qualquer pessoa pode procurar o Ambulatório que está localizado na Rua Comandante Kraemer, n° 12 (fundos do Hospital Municipal Dr. César Santos). O horário de atendimento é das 7h às 17h, sem fechar ao meio dia. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3581-0412. O atendimento é gratuito.