O mês de fevereiro chegou e com ele chega também o fim das férias escolares. As primeiras a retomarem as atividades são as escolas de educação infantil do município, que voltam às aulas na próxima quarta-feira (4). Logo após o Carnaval, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, retornam quase todos os níveis das escolas particulares. Já as redes municipal e estadual devem deixar o retorno para a semana seguinte, entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Também neste período serão retomadas as atividades nas instituições de ensino superior.
Como é tradição, em todas as instituições, os alunos serão recebidos com novidades e atividades especiais. Para isso, durante o período de férias dos estudantes, coordenações e direções trabalharam em melhorias e na proposição de atividades diferenciadas. Na rede municipal, conforme informações da coordenação da educação infantil, cada escola tem autonomia na realização da recepção dos alunos. Ao todo, 29 escolas estarão voltando amanhã e recebem cerca de 3.500 alunos.
Durante o período de férias, algumas passaram por melhorias, realizadas através do programa Minha Escola de Cara Nova, como foi o caso da Escola Municipal de Educação Infantil Padre Pergentino Dalmagro que passou por obras no mês de janeiro. Além dessa, as escolas Santa Teresinha e Santa Luzia receberam os aparelhos de ar condicionado.
Ensino Superior
Na Universidade de Passo Fundo, os últimos dias de férias para os acadêmicos será de preparação dos professores. Embora os docentes já iniciem, no dia 19 de fevereiro, trabalhos em atividades pedagógicas nas unidades acadêmicas, uma Aula Magna marcará oficialmente o início do ano letivo de 2015. A atividade ocorrerá no dia 23 de fevereiro e é organizada pela Vice-Reitoria de Graduação. O evento, já tradicional na Instituição, ocorre às 19h30, no Centro de Eventos da Universidade e terá como convidado o professor Dr. António Sampaio Nóvoa, que ministrará a conferência “Formação docente: exercício de experiência e sensibilidade”. Para a Vice-Reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, além de acrescentar conhecimentos e provocar reflexões, a atividade deve motivar e integrar os docentes. “Os tempos estão a exigir a formação continuada do professor, que a todo instante é chamado a responder às demandas impostas pelo cotidiano da educação superior com qualidade técnica e interpessoal”, frisa. Haverá certificação aos participantes e confraternização após a realização do evento.
Na Imed, os acadêmicos devem voltar as aulas no dia 23 de fevereiro. Para os alunos ingressantes, a instituição desenvolve o Acolhe Imed que é uma atividade onde são apresentada os objetivos, o curso e as possibilidades de desenvolvimento profissional ao longo da graduação, segundo informações do Departamento Acadêmico. Para a integração dos alunos veteranos e os calouros será realizado o Integra Imed e a Mostra de Talentos. Essas atividades tem como principal objetivo a integração entre os acadêmicos, além dos talentos que os próprios alunos irão mostrar. Neste evento são apresentados talentos como: música, fotografia, artes marciais, entre outros. As atividades serão realizadas nos primeiros dias de aula e contarão com atrações que estão sendo pensadas e organizadas pela equipe do Departamento Acadêmico e Departamento de Marketing.