Na fila
O deputado Juliano Roso, PCdoB, é o segundo da fila para protocolar projetos na Assembleia Legislativa. A sua frente, está Manuela D´Ávila, do mesmo partido. O protocolo de projetos começa nesta terça-feira, quando então os deputados iniciam efetivamente as atividades parlamentares do ano. Juliano vai apresentar 10 projetos, cujo teor será divulgado hoje. A fila para protocolar projetos no Parlamento Gaúcho, no começo de cada ano de trabalho, foi inaugurada no final da década 1990, pelo então deputado estadual Giovani Cherini, PDT. Conhecido por sua atuação propositiva, Cherini batia o próprio recorde a cada ano, por ser o deputado com maior número de projetos apresentados. Pois a fila foi institucionalizada na AL e, todos os anos, os deputados colocam seus assessores de plantão em frente a Diretoria Legislativa.
Licença
O vereador Alex Necker, se licencia do cargo por 45 dias, a partir de 15 de fevereiro. Vai auxiliar o deputado Juliano na organização do fluxo de trabalho do gabinete em Porto Alegre. Também é uma forma de valorizar o primeiro suplente de vereador do partido, o líder comunitário Rudimar dos Santos, que assumirá a vaga na Câmara de Vereadores.
Programa
Depois de ser empossado, no sábado, Juliano participou da gravação do programa partidário que vai ao ar em março. Serão três ‘programetes’. Em um deles, Juliano compartilha o tempo com a companheira de bancada Manuela. Os dois, aliás, revezarão as atividades na AL. Neste ano, Manuela será líder de bancada e Juliano, líder de partido. Os dois terão cargos na Mesa Diretora e, no último ano, quando a presidência couber ao PDT, o PCdoB terá o cargo de vice-presidente. Da mesma forma presidirão comissões.
Descontente
Por falar em PDT, o deputado Ciro Simoni não gostou nada de não ter sido o escolhido para a presidência da AL no ano que cabe ao partido. Será Marlon Santos. Por conta disso, Simoni promete ser um rebelde na bancada.
Tópicos da posse
*Expectativa em torno de como vai se comportar Juliana Brizola, PDT, em relação ao governo.
*Sartori não ficou até o final da sessão de posse dos deputados. Tinha compromisso em Curitiba.
*Discurso de despedida de Gilmar Sossella foi longo. Fez prestação de contas.
*O ex-senador Pedro Simon, estava de aniversário no dia 31 de janeiro e foi homenageado com um parabéns. Quebra de protocolo.
*Novo presidente da Assembleia Edison Brum, PMDB, não quer marcas na gestão como marketing, mas quer transparência e diálogo como ações.