Salvação
E o mercado reagiu positivamente. Desde as primeiras horas da manhã de ontem, o noticiário nacional se voltou para a saída de Graça Foster da presidência da Petrobrás. Imediatamente, as ações da empresa na Bolsa de Valores subiram, valorizando em 10%. O governo não confirmou, mas o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, esteve em São Paulo, na segunda-feira sondando nomes para substituir Graça. O dilema da presidente Dilma Rousseff é que ela sabe que a manutenção de Graça só desgasta ainda mais a já desgastada Petrobras. No entanto, como amiga pessoa de Graça, a presidente Dilma não se sente à vontade em demiti-la ou pelo menos não quer fazer de imediato. Pela reação do mercado ontem, a presidente não terá outra alternativa. Agora é só uma questão de tempo.
Denúncia
As denúncias feitas ontem pelo Simpasso, depois de receber um grupo de servidores que atua nas casas de acolhimento, beiram ao sensacionalismo e a irresponsabilidade. Conhecendo o líder comunitário, colega de trabalho e atualmente secretário da Assistência Social, Saul Spinelli, não acredito na gravidade do problema mencionado. Mesmo porque, pelo que consta, tanto Ministério Público, quanto o Juizado de Menores, tem dado acompanhamento direto, in loco nas casas de acolhimento. Quem conhece o trabalho e a dedicação de Spinelli quando o tema é criança e adolescente sabe muito bem do zelo que ele tem no trato desta questão.
Turno único
No próximo dia 28 de fevereiro vence o decreto do município que instituiu o turno único. A medida surgiu como forma de economizar. No entanto, em alguns aspectos, a economia parece ser pouca inteligente. Há servidores do quadro que são concursados para cumprir 40 ou 44 horas semanais, mas que, em função do turno único, trabalham apenas 30, mas recebem pelas 40 ou 44. Trabalhar menos e ganhar a mesma coisa, vale?
Novo desafio
O novo líder da bancada do PDT, deputado Diogenes Basegio, conduziu nesta terça-feira (3) a primeira reunião da bancada empossada para a 54a. Legislatura. Como é tradição entre os pedetistas, o encontro oportunizou o debate de questões políticas, a agenda legislativa deste primeiro semestre e deliberações sobre a presença dos parlamentares nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Basegio será líder pelos próximos dois anos. O deputado Enio Bacci, será líder partidário e presidirá a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Dos oito deputados eleitos, apenas Ciro Simoni não compareceu. A deputada Juliana Brizola, primeira suplente, assume na vaga de Gerson Burmann. O coordenador da bancada será o segundo suplente do PDT, ex-deputado Vinícius Ribeiro.
Vazamento
Funcionários da JBS de Passo Fundo se intoxicaram com vazamento de amônia ocorrido na madrugada de segunda-feira. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação. Uma das funcionárias teria desmaiado ao bater o cartão ponto. A empresa está dentro do prazo para apresentar solução ao problema que, segundo consta, tem sido recorrente e já foi notificado pelo Ministério Público do Trabalho.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |