A Prefeitura de Passo Fundo segue empenhada no andamento dos últimos ajustes referentes às obras de restauração do Teatro Múcio de Castro, patrimônio histórico da cidade que integra o Complexo Cultural Roseli Doleski Pretto. O investimento total para a ação é de mais de R$ 923 mil em recursos próprios do município. Nos próximos dias, será feita a colocação das poltronas e do carpete, além da revisão dos últimos ajustes. De acordo com a secretária adjunta de Planejamento, Karine Knob, tudo deve ser finalizado até março. “Nesta etapa do trabalho são feitos os últimos detalhes internos, cumprindo o cronograma estabelecido”, ressaltou.
Ponto histórico e cultural de Passo Fundo, o Teatro Múcio de Castro é um marco para a identidade local. Em condições precárias, a reforma de toda a estrutura é esperada pela população há anos. Para o prefeito Luciano Azevedo, a obra é um marco para a cidade. “Mostramos respeito pela história e pela cultura de Passo Fundo. É uma obra que devolve para a cidade um espaço cultural e de grande significado”, observou Luciano.
Um teatro para todos
O projeto do Teatro Múcio de Castro prevê a restauração das alvenarias históricas, a fim de solucionar os problemas de umidade e descamação de pinturas; recuperação do telhado e esquadrias, com a preservação do aspecto histórico original; e nova pintura definida a partir de prospecção pictórica, mecanismo que indicou a cor rosa salmão para a fachada.
Internamente, as mudanças contam com a substituição completa dos carpetes, poltronas e cortinas; criação de antecâmaras; implementação de sistema de condicionamento de ar; novos banheiros; e ampliação da parte posterior para melhorar o acesso dos camarins ao palco – recuperados e ampliados. A acessibilidade também é considerada em toda estrutura, com base no direito universal de acesso aos estabelecimentos públicos.