O calorão que vem sendo marca nos últimos dias deve seguir ainda durante esta semana. Pelo menos até sexta-feira (6) a previsão é de temperaturas máximas próximas dos 30ºC, como aconteceu nesta terça-feira (3). Neste início de mês, o céu deve permanecer parcialmente nublado a nublado, conforme informações da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. “Esta quarta-feira ainda deve ser bastante abafada”, comenta o observador meteorológico Luís Sandri. De acordo com ele, a temperatura mínima hoje não deve baixar dos 17ºC e a máxima pode superar os 30ºC. O céu fica de parcialmente nublado a nublado e devem ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas e trovoadas. Queda de granizo, se ocorrer no Rio Grande do Sul, não chegará na região Norte, devendo acontecer somente na região Oeste.
A quinta-feira (5) não será muito diferente de hoje. O dia deve ficar parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva em áreas isoladas e trovoadas. As temperaturas variam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 30ºC. Na sexta-feira (6) já não deve chover, mas o céu fica parcialmente nublado a nublado. As temperaturas diminuem um pouco, sendo que a mínima deve ficar por volta dos 15ºC e a máxima não passa dos 28ºC.
Para o final de semana a previsão aponta também temperaturas um pouco mais baixas. No sábado (7), o céu fica parcialmente nublado e não deve chover. A temperatura mínima prevista é de 13ºC e a máxima, de 28ºC. Para o domingo (8) a previsão segue a mesma tendência do sábado.
Janeiro de muita chuva
O mês de janeiro se encerrou registrando 333 milímetros de chuva, o que é 120% superior à média normal histórica. Esta é a segunda maior quantidade de chuva para um mês de janeiro nos últimos 30 anos, perdendo apenas para o ano de 1996, quando foram registrados 350 milímetros.
Em fevereiro, a chuva ainda é pequena, foram registrados até agora 5 milímetros, correspondentes aos três primeiros dias do mês. A média normal histórica é de 166 milímetros.